Chá de milona – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Plantas

Também conhecida como orelha de onça, a planta Milona, cujo nome científico é Cissampelos sympodialis pode ser encontrada em climas semiáridos como na Paraíba e no Nordeste inteiro, além de Minas Gerais.

Estudos

A planta vem sendo estudada há aproximadamente 25 anos no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da Universidade Federal da Paraíba, e dessa forma foram descobertos diversos benefícios. Mais eficiente que muitos medicamentos químicos, esta está prestes a virar um remédio.

Tanto suas folhas como suas raízes possuem potencial terapêutico elevado e comprovado cientificamente.

Chá de milona - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades

A planta vem sendo usada, popularmente, mas já com benefícios comprovados, para o tratamento de doenças do sistema respiratório como a asma, a rinite alérgica, bronquite ou até mesmo resfriados. Além disso, pode ser usada ainda para combater a depressão. Os resultados de uso da milona para tratamentos são muito superiores aos resultados dos tratamentos com corticoides.

Entre seus benefícios, encontramos ainda sua ação como anti-inflamatório e antialérgico – atuando dessa forma no combate à causa da asma, que é a alergia, e no combate a consequência, que é a inflamação crônica –, além da redução na produção de muco – responsável por obstruir as vias aéreas. Em alguns estudos com ratos, foi comprovado que as propriedades da milona envolvem ainda ações capazes de combater as úlceras gástricas.

Como preparar o chá?

Ideal para tratamento de depressão e de asma, o chá de milona deve ser feito com quatro folhas frescas da planta para cada duas xícaras de chá de água.

Para preparar, em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, desligue e adicione as folhas, tampando em seguida. Deixe descansar abafado por um período de aproximadamente 6 minutos. Passado este tempo, coe o chá e adoce com mel a gosto, consumindo 1 xícara de chá duas vezes ao dia.

Onde encontrar?

Em farmácias de manipulação e casas de remédios fitoterápicos, a planta pode ser encontrada. Essa planta, no entanto, ao menos por enquanto, somente pode ser encontrada em sua forma natural. Acredita-se, devido aos avanços das pesquisas, que posteriormente serão facilmente encontrados os xaropes e cápsulas feitos com esta planta. Esse processo, no entanto, é um pouco demorado, por isso foram liberados apenas os sachês de chá. É preferível que você consuma as folhas da planta, pois suas raízes possuem baixa toxicidade.

Contraindicações

Não foram encontradas contraindicações ou efeitos colaterais relatados nas pesquisas realizadas.