Chá de mirtilo – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Frutas

Pequeno fruto de coloração azul púrpura, o mirtilo possui um sabor adocicado e muitos benefícios. Com poucas calorias, seu tamanho varia de 7 a 12 milímetros de diâmetro e, a fruta silvestre, prefere locais onde o inverno é bastante rigoroso para crescer. A fruta cresce em um arbusto pequeno que pode alcançar a altura de, no máximo, 1,5 m. As folhas devem ser colhidas durante a Primavera e secas a sombra em local ventilado. Os frutos, no entanto, devem ser colhidos durante o verão e, quando a intenção é secá-los, isso deve ser feito ao sol.

Chá de mirtilo - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades do mirtilo

Ricos em antioxidantes, os frutos são eficazes no combate ao câncer e ao envelhecimento, pois ajudam a bloquear e neutralizar os radicais livres, responsáveis pela formação de células de câncer e pelo envelhecimento precoce. Considerado como o fruto da juventude, devido à presença dos antioxidantes, o fruto previne ainda doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro. É indicado para dietas de hipertensos, além de reduzir o colesterol, auxiliar o aparelho urinário prevenindo e tratando infecções, ajudar no bom funcionamento do aparelho digestivo e pode ser usado no tratamento de diabetes, da retinopatia diabética, na falta de perfusão renal e no pé diabético, pois possui ação cicatrizante.

Além disso, o mirtilo é rico em vitaminas C, K, manganês, fibras alimentares e possui ainda outras vitaminas e minerais em pequenas, embora significativas, quantidades. O fruto possui ainda sais minerais, ácido cítrico, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganésio, riboflavina, açúcares, pectina, tanino, málico e tartárico, além de ser fonte de flavonóides – que lhe dão a coloração azulada.

O consumo do chá de mirtilo, segundo estudos, em uma dose de três ou mais xícaras de chá por dia, ajuda a reduzir as chances de acidente vascular cerebral. É eficaz como antisséptico, antidiarreico, anti-hemorrágico, no tratamento de constipações, atonia intestinal, problemas circulatórios e reparação de danos provocados pelo envelhecimento do cérebro.

Como fazer o chá de mirtilo?

Para preparar o chá, você precisará de:

  • 500 ml de água
  • 2 xícaras de mirtilo amassado com cascas e sementes
  • Adoçante a gosto

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Deixe ferver e adicione os mirtilos, deixando ferver por mais 10 minutos. Coe, adicione o adoçante – ou consuma puro. O chá pode ser tomado quente ou gelado.

Outra forma de aproveitar os benefícios é por meio das folhas. Estas devem ser adicionadas ao chá preto antes de derramar a água fervente.