Chá de morango – Benefícios e propriedades

Por Priscila Melo em Frutas

Você já tomou chá de morango? O consumo mais comum é da fruta. O morango além de ser uma fruta deliciosa que tem um sabor e aroma inconfundíveis, é muito rica em fibras, vitaminas e sais minerais. Agora você vai conhecer mais um pouco dessa fruta.

Chá de morango - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Benefícios

O morango pode ser utilizado por completo, pois todas as suas partes são muito benéficas à saúde. A fruta em si por ser rica em fibras, vitaminas e sais minerais, combate o colesterol, controla a pressão arterial, fornece ferro, fósforo, potássio e devido a algumas propriedades que possui ainda auxilia no combate dos radicais livres, ajuda a manter a pele mais bonita e luminosa e é um leve laxante natural. O caule do morango quando consumido regularmente fortalece o nosso sistema imunológico.

O chá das folhas do morango são muito utilizadas na melhora das funções de todo o organismo em geral. Porém seu uso principal é mais voltado para auxiliar em problemas digestivos. Esse chá ajuda a emagrecer, é antioxidante, diurético, ajuda a purificar o sangue, além de conter as propriedades existentes na fruta.

Além de todos os benefícios acima citados ainda temos outros, por ser uma das frutas mais ricas em vitamina C, ele combate o reumatismo, ajuda na resistência dos ossos, dentes e tecidos, é eficiente na cicatrização de ferimentos e também de infecções na garganta.

Quando e como tomar o chá

O chá de morango é muito simples de fazer e possui um sabor delicioso. Você deve lavar bem oito morangos, retirar as folhas e esmagar com um garfo, em seguida esquente meio litro de água com dois dentes de cravo-da-índia e um pedaço de canela em pau, coloque os morangos e deixe ferver por aproximadamente dez minutos. Deixe esfriar um pouco e adoce ao seu gosto, com adoçante ou uma colher de chá de mel.

Você pode consumir esse chá sempre que precisar equilibrar os ácidos estomacais. As pessoas que sofrem de azia, refluxo ou qualquer condição que possa gerar desconforto gastrointestinal podem tomar o chá pelo menos três vezes na semana, sempre após as refeições. Devido a algumas substâncias que estão presentes nesse chá, ainda é possível combater dores, cólicas estomacais, náuseas, inchaço na barriga ou estômago e até diarreia, além de ser usados no tratamento de dores derivadas da artrite, artrose, reumatismo e outras doenças ligadas à articulação. Alguns compostos da folha ainda melhoram a qualidade das células vermelhas presentes em nosso sangue fazendo com que a produção de hemoglobina seja acelerada, combatendo dessa forma a anemia.