Chá de moringa – Benefícios e propriedades

Por Lia Vieira em Plantas

A folha da moringa, uma planta muito cultivada, é usada na alimentação e promove muitos benefícios quando ingerida. De origem tropical, a planta pode ser usada como suplemento dietético e vem sendo alvo de muitos estudos científicos.

Ela é comum de regiões como Índia, Paquistão, África, Ásia, América do Sul e Central, além do Havaí, e sua altura fica entre 7 e 12 metros e tem uma função muito interessante na natureza: ela é capaz de purificar a água.

Moringa – A planta medicinal

Chá de moringa - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Segundo pesquisas, suas propriedades envolvem muitos benefícios para a saúde, como:

  • Promovendo a melhoria da pressão arterial e da glicose;
  • Redução do colesterol, melhoria nas dores nas articulações, combate à asma, combate à anemia, fortalece o sistema imunológico, os ossos e os músculos;
  • Estimula o crescimento dos fios de cabelo;
  • Proporciona energia, melhora a memória e a capacidade de aprendizagem;
  • Embeleza e regenera a pele;
  • Combate aos tumores e no tratamento de úlceras;
  • Promove melhores noites de sono;
  • Age como desintoxicante do organismo e combatente do envelhecimento.

Entre seus benefícios podemos encontrar ainda sua ação como anti-inflamatória, digestiva, entre outros. A planta, conhecida como árvore milagrosa, pode ter todas as suas partes aproveitadas, pois todas contêm propriedades medicinais. São elas as folhas, raízes, vagens, flores, cascas, sementes e frutas.

Rica em vitamina A, B e C, além de minerais como o ferro, o cálcio, o sódio, o fósforo, o magnésio e o potássio, a planta fornece quatro vezes mais cálcio que o leite, sete vezes mais vitamina C do que a laranja, três vezes mais potássio que a banana e quatro vezes mais vitamina A do que as cenouras.

Os benefícios do chá desta planta vão muito mais além, envolvendo mais de 90 nutrientes já conhecidos, sendo sua inserção na alimentação essencial para uma saúde equilibrada e qualidade de vida.

Como consumir?

O chá de moringa é feito com as folhas e carrega todos os benefícios citados acima, podendo ser consumido diariamente por pessoas de todas as idades. Além disso, existem outras formas de consumo relacionadas a seguir.

As folhas podem ser usadas em saladas, refogadas, ou ainda como complemento em pratos quentes. Seu sabor lembra um pouco o agrião e o rabanete, sendo levemente picante. As vagens, saborosas, devem ser cozidas antes de consumidas: cozinha-se e em seguida deve-se abrir a vagem e retirar as sementes que podem, inclusive, ser consumidas torradas.

As flores, assim como as folhas, podem ser usadas em saladas, mas a parte mais nutritiva da planta é a raiz e a casca, que podem ser usados de diversas formas.

Na Índia, por exemplo, usa-se a casca triturada misturada ao sal para o tratamento das dores nas articulações e reumatismo, além de estimulante da digestão e do apetite.

Receita de chá de moringa gelado

  • Uma colher e meia de chá das folhas secas de moringa;
  • 500ml de água fervente;
  • Mel a gosto;
  • Gengibre fresco;
  • Suco de laranja a gosto.
Adicione uma colher e meia das folhas secas de moringa a 500ml de água fervente. Misture com um pouco de mel e gengibre fresco e suco de laranja a gosto. Agite vigorosamente a mistura durante dois minutos, coloque gelo e leve à geladeira por pelo menos 4 horas. O chá de moringa gelado pode ser consumido também com água de coco ou até mesmo com caldo de cana no lugar do suco de laranja, garantindo assim um delicioso sabor refrescante e energético.