Chá de nogueira – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Plantas

Árvore da família Juglandaceae, originária da Europa e da Ásia, a Nogueira pode alcançar os 25 metros de altura. Sua madeira é de excelente qualidade, usada para fabricação de móveis, e suas folhas possuem um óleo aromático. Também conhecida como nogueira-da-Índia e nogueira-do-ceilão, a árvore possui flores e frutos, além de sua casca de cor acinzentada. O fruto possui uma casca dura, que se torna preta ou marrom quando amadurece. Sua parte que pode ser consumida é a noz, que serve para a fabricação de óleos. Era usada já na Roma antiga para combater males da cabeça, crença que derivou da aparência da noz, que possui o formato de um cérebro humano. Na idade média, o chá das cascas da raiz de nogueira era muito usado para tratamento de sífilis.

Chá de nogueira - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Benefícios

Popularmente conhecida por suas propriedades medicinais, a nogueira pode ser usada para tratamento de males do útero, bexigas, inflamações dos ovários, combate à anemia, anginas, artritismo, dermatose, diabetes, diarreia, fraqueza, gota, hemorroidas, icterícia, impureza no sangue, mau hálito, pele ressecada, reumatismo e transpiração. Seu uso externo é eficaz no tratamento de feridas, erupções cutâneas e tumores. Entre seus princípios ativos encontram-se taninos, inosina, juglona, jugladina, minerais resinosos e pécticos.

Possui propriedades adstringentes, antissépticas, cicatrizantes, tonificantes, vermífugas e hipoglicemiantes. Possui como indicação seu uso para combater parasitas do intestino, mas para este fim, devem ser usadas as cascas dos frutos ainda verdes. O fruto pode ser usado ainda natural, na decoração de bolos, tortas, pães, entre outros.

Como preparar o chá?

O chá de nogueira pode ser preparado com as folhas e os talos da árvore. Para isso, use a proporção de duas colheres de sopa de folhas de nogueira para cada litro de água. Em um recipiente, coloque a água e em seguida as folhas e talos, e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, deixe cozinhar por aproximadamente dez minutos, e então desligue o fogo. Tampe o recipiente e deixe descansar por mais dez minutos. Em seguida coe, e consuma. A dose indicada é de duas a três xícaras por dia.

Precauções e contraindicações

O uso do chá de nogueira é contraindicado para pacientes com estômago sensível aos taninos. Para eles, o consumo pode causar mal-estar, vômito e reações de hipersensibilidade como irritação dérmica e ocular.