Chá de noz-moscada – Benefícios e propriedades

Por Débora Silva em Sementes

A noz-moscada é obtida do fruto da moscadeira (Myristica fragans), uma árvore que pode chegar alcançar 20 metros de altura, nativa da região da Indonésia e que é cultivada em região de clima tropical e úmido do mundo inteiro. Composta majoritariamente por gorduras e óleos essenciais, a noz-moscada é mais conhecida como condimento, devido ao seu aroma e sabor característicos, sendo bastante utilizada no preparo de diversas receitas culinárias. Além disso, esta semente também é usada medicinalmente e traz muitos benefícios para a nossa saúde, na forma de chá.

Os benefícios da noz-moscada

  • Devido a compostos como a miristicina e elemicina, a noz-moscada atua no sistema nervoso central, proporcionando leve efeito sedativo e ansiolítico;
  • O eugenol, presente na composição da especiaria, apresenta propriedades que relaxam a musculatura, promovem a vasodilatação e a melhora da circulação sanguínea;
  • A noz-moscada mostrou atividade antioxidante, reduzindo a formação de novos vasos sanguíneos e inibindo o crescimento de células cancerígenas;
  • É fonte de minerais como o manganês e o cobre, que são usados pelo organismo como cofatores das atividades de enzimas antioxidantes;
  • Possui propriedades antibacterianas, agindo sobre a proliferação e produção de toxinas de determinadas bactérias. Por isto, a noz-moscada também é utilizada pela indústria na produção de sabonetes, pastas de dente e cosméticos.
Chá de noz-moscada - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

O chá de noz-moscada

Devido às suas propriedades medicinais, o chá de noz-moscada é indicado para tratar diversas condições de saúde, dentre as quais estão as seguintes: cólicas intestinais e de estômago; asma; arrotos; soluços; flatulências; fraqueza de estômago; dores reumáticas; inflamações. O chá da especiaria também serve para melhorar a digestão, acabar com a insônia e amenizar as dores de dente, além de atuar como estimulante e afrodisíaco.

Como preparar o chá de noz-moscada?

Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo chá de noz-moscada, basta seguir a seguinte receita:

Ingredientes:

– ½ noz-moscada;
– 1 litro de água;
– Mel para adoçar.

Modo de preparo:

Para aproveitar melhor todas as propriedades da noz-moscada, o indicado é ralá-la antes de preparar o chá. Ferva a água, desligue o fogo e acrescente a semente ralada. Deixe a mistura descansar por 3 minutos. Após este tempo, coe o chá, utilizando uma peneira bem fina.

A posologia é de 1 xícara deste chá pela manhã ou antes de dormir, nos casos de insônia.

Precauções

O chá de noz-moscada não deve ser consumido por mulheres grávidas, lactantes e nem por crianças menores de 2 anos de idade.

Em grandes quantidades, o consumo desta especiaria pode ocasionar efeitos adversos à saúde, incluindo intoxicação e alucinações. O consumo de uma noz-moscada inteira ou 5 gramas do seu pó pode causar descontrole motor, despersonalização e alucinações visuais e auditivas. O consumo excessivo pode incluir outros sintomas como náusea, tontura, palpitações, sudorese e, em casos graves, até o coma.

As preparações culinárias que incluem a noz-moscada dificilmente atinge o limite máximo recomendado, que é de até 2 colheres de chá para um indivíduo adulto, mas também depende do peso, idade e susceptibilidade individual.