Chá de oliveira – Benefícios e propriedades

A oliveira é uma árvore de baixa estatura, nativa da região oriental do Mar Mediterrâneo, ela dá a azeitona como fruto, da qual se pode tirar o azeite (processo aprendido pelos homens desde a época do fim do período neolítico). Este óleo é empregado principalmente na alimentação, mas também pode ser usado como combustível, por isso, a oliveira tornou-se uma árvore apreciada por muitos povos.

Chá de oliveira - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

A civilização minoana cultivava a planta para então praticar o comércio do azeite de oliva, o qual prosperou rapidamente. Os gregos obtiveram técnicas de cultivo da oliveira (provavelmente herdadas da civilização minoana) e também descobriram o poder medicinal da folha, assim, relacionavam a planta a significados de força e vida e a consideravam como um símbolo de divindade.

Pesquisas modernas foram capazes de afirmar as propriedades medicinais da folha da oliveira, que é capaz de contribuir com a prevenção de doenças, portanto, podendo ser usada como antioxidante, antimicrobiano, antifúngico e antiparasitário.

As empresas do ramo farmacêutico e alimentício têm incluído fortemente o uso da folha de oliveira na produção de medicamentos, vitaminas e azeites em geral. Os benefícios trazidos pela folha são numerosos e dentre eles têm-se: desintoxicação do corpo, pois a folha contribui para a eliminação de toxinas e prevenção do problema de pressão arterial elevado.

A folha de oliveira também é usada como ingrediente principal para preparo de chá, que é comumente usado em dietas de emagrecimento por promover a redução de peso. Mas devido à suas numerosas propriedades outros benefícios podem ser obtidos com o consumo deste chá.

Benefícios

  • As folhas de oliveira são ricas em concentrações de minerais como: potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco. Esses minerais são combatentes dos radicais livres e assim agem no organismo com ação revigorante;
  • Agem na pele, prevenindo o envelhecimento precoce e estimulando o metabolismo de eliminação de gordura (chamado de efeito termogênico);
  • Previne a pressão alta;
  • Desintoxica o organismo;
  • Alivia os sintomas de cansaço, fadiga e estresse;
  • Minimiza a prisão de ventre, devido à sua alta concentração de fibras que potencializa seu poder digestivo.

Receita do chá das folhas de oliveira

Receita do chá das folhas de oliveira

Foto: Reprodução

Ingredientes:

- 1 litro de água

- Uma colher de sopa cheia de folhas de Oliveira (preferencialmente das que já vêm trituradas)

Modo de fazer:

- Ferva o litro d’água em uma panela que não seja de alumínio;

- Quando estiver fervendo, despeje as folhas na água;

- Deixe ferver por mais um minuto, depois retire a panela do fogo e deixe esfriar;

- Coe o chá e ele estará pronto para beber.