Chá de pimenta caiena – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Plantas

A caiena é uma pimenta vermelha ou alaranjada usada para complementar pratos ou receitas, adicionando também um sabor apimentado e quente aos pratos. Usada na dieta de perda de peso conhecida como “The Master Cleanse”, a pimenta possui propriedades medicinais que podem ser aplicadas para diversos fins. Confira.

Benefícios e propriedades

A caiena pode ser usada para o aumento da imunidade, combate às gripes, tratamento de úlceras e na desintoxicação do corpo. Além disso, como citamos no tópico anterior, ela é usada para auxiliar em dietas de emagrecimento. O chá para este fim deve ser feito com água, limão e caiena.

Receita

Ingredientes:

– 1 colher de chá de pimenta caiena
– 1 xícara de água quente
– suco de meio limão

Modo de preparo

Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo. Quando ferver, coloque em uma caneca e adicione a pimenta caiena. Misture bem até se dissolver. Caso fique um pouco de caiena flutuando, não tem problema. Depois, adicione o suco de limão no chá e mexa novamente.

Deixe a mistura esfriar por aproximadamente uns 3 minutos antes de provar e quando conseguir consumir sem se queimar, consuma. Tome de forma lenta.

O consumo no período da manhã pode proporcionar mais energia, além de acelerar o metabolismo, ou ainda antes da prática de exercícios físicos

Você pode adicionar alguns ingredientes caso desejar, como gengibre fresco. Nesse caso, deixe descansar durante alguns minutos ao fundo do copo.

Chá de pimenta caiena - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Chá de caiena para bronquite

Além dos benefícios citados acima, o chá de caiena pode ser usado para o tratamento das crises de bronquite. Pode ser usado para o tratamento de gripes também.

Ingredientes

– Um pedaço de gengibre
– um punhado de cravo
– um pedaço de canela em pau
– uma pimenta
– um punhado de hibisco
– anis a gosto

Adicione frutas a gosto como abacaxi, maracujá, maçã, laranja, limão, morango, entre outras.

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque 500 ml de água e leve ao fogo para ferver. Adicione todos os ingredientes e aguarde alcançar fervura. Quando chegar nesse ponto, aguarde mais alguns minutos e em seguida desligue e tampe. Deixe descansar por aproximadamente 15 minutos e coe em seguida. Consuma durante o dia.