Chá de plantago ovata

Por Stefanie Mouret em Emagrecimento, Sementes

Conhecida em alguns lugares como psilium, a plantago ovata é uma planta cheia de propriedades medicinais nativa da Europa, mas que por sua facilidade em adaptar-se aos mais diversos ambientes acabou se espalhando pelo mundo. Sua diversidade permite que seja utilizada para tratar muitos problemas de saúde de naturezas diferentes, além de auxiliar a emagrecer e controlar o colesterol.

Chá de plantago ovata

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios

A plantago ovata possui em sua composição propriedades estimulantes, laxantes, antidiabéticas e sudoríficas. É uma ótima opção para quem deseja emagrecer, pois promove a sensação de saciedade, controla a glicemia no sangue e dá mais ânimo para o dia a dia.

O consumo regular de plantago ovata ainda alivia os gases, sintomas de diabetes tipo 2, diminui o risco de doenças cardíacas e o ácido úrico.

Como preparar e contraindicações

As sementes de plantago ovata podem ser encontradas em farmácias de manipulação, casas de produtos naturais ou até mesmo encomendadas pela internet. Para prepará-las, separe 3 gramas de sementes, coloque-as numa chaleira com 100 ml de água e deixe ferver por 5 minutos. Quando desligar o fogo, tampe a chaleira corretamente e deixe repousar até que se encontre numa temperatura adequada para ser consumido. Então, o consuma 3 vezes por dia, antes das principais refeições, por ao menos 1 semana inteira. Caso não sinta os benefícios citados acima durante esta semana, poderá prolongar o consumo desde que alterne os dias, consumindo-o entre 3 e 4 vezes por semana.

É importante alertar que o consumo regular e exagerado – leia-se diário e em mais de 3 doses por dia – de plantago ovata pode aumentar os níveis de sódio no sangue, causando efeitos colaterais.

Seu consumo é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos.