Chá de polígala – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Plantas

De nome científico Polygala senega, a planta alcança cerca de 20 ou 30 centímetros de altura, e tem como característica sua raiz grossa. Conhecida também como polígala, a planta tem propriedades medicinais muito úteis para problemas respiratórios.

Chá de polígala - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Usos medicinais

O chá age como descongestionante respiratório e expectorante natural. Suas propriedades são a estimulação da circulação periférica, a atuação contra a bronquite asmática, contra a congestão respiratória além de outros problemas respiratórios. Age como diaforético, silagoga, emética e diurética. As causas de congestão nasal podem ser os pólipos nasais, infecções respiratórias, sinusites, álcool, tabaco e gripes. Seu uso é interessante também para tratamento de bronquites crônicas e asmas brônquicas.  Apesar de seus benefícios quanto usada internamente, a planta ainda pode ser usada para reduzir inflamações e desconfortos na pele derivadas de picadas de insetos, quando usadas externamente.

Durante o outono, é muito comum o aumento das gripes sazonais e resfriados. Isso acontece devido à passagem de calor e frio decorrentes das mudanças de estações, que enfraquecem as defesas do corpo e geram propensão às enfermidades. A planta é muito eficaz no tratamento destas congestões nasais e gripes sazonais também.

Como fazer o chá?

Para preparar o chá descongestionante, coloque 300 ml de água em um recipiente e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, adicione 9 g de raiz da planta na água, desligue o fogo e tampe. Deixe abafado por mais aproximadamente oito minutos e consuma morno. A dose máxima indicada é de quatro doses ao dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

A planta, quando usada em altas doses (mais do que quatro vezes ao dia), pode provocar vômitos, diarreias e problemas gastrointestinais devido à presença de saponinas. O consumo deve ser evitado em gestantes, mulheres em fase de lactação e pessoas com gastrite e problemas estomacais.