Chá de porangaba emagrece? Veja como tomar e suas propriedades

Por Wanessa Galvão em Emagrecimento, Plantas
Chá de porangaba emagrece? Veja como tomar e suas propriedades

Foto: Reprodução

Estamos sempre procurando uma maneira de perder os quilinhos extras que nos atormentam, não é mesmo? Como a maioria de nós não tem tempo para dedicar intensas horas a academia, nem se atreve a (e nem deve) se jogar numa dieta super restritiva, encontrar um aliado forte, que se encaixe na rotina é maravilhoso. Então se você está precisando de uma ajudinha saiba mais sobre o chá de Porangaba, que é diurético e também ajuda a emagrecer.

O que é a Porangaba?

É o fruto de uma árvore brasileira que chega a atingir pouco mais de dez metros de altura e pode ser encontrada em boa parte do país, apesar de ter se desenvolvido melhor nas regiões Norte e Nordeste.  A árvore tem flores brancas e o seu fruto, a porangaba, se assemelha ao grão do café, por isso um dos nomes que o Chá de Porangaba recebe pelo Brasil é Cafezinho do Mato. O chá, que contém um alto teor de cafeína e deve ser evitado à noite, também é muito conhecido como Chá de Bugre.

Quais os benefícios?

O chá de porangaba auxilia na diminuição da febre e ajuda a melhorar a circulação sanguínea, mas é devido ao seu poder emagrecedor que ele fica cada vez mais conhecido.

O consumo do chá diminui o apetite por proporcionar uma sensação de saciedade por muito tempo, fazendo com que a pessoa se alimente menos.  Ele também reduz a celulite, pois elimina gordura e várias toxinas presentes no corpo através da urina. Por ter esse efeito de eliminar a gordura do corpo o chá de porangaba se torna um grande aliado das pessoas que querem perder gordura localizada.

Com um sabor forte característico, o chá de bugre se mostra um ótimo estimulante e ajuda no combate a doenças reumáticas.

Receita do chá

Aprenda a receita do chá de porangaba

Foto: Reprodução

Para que seu corpo absorva todas as propriedades medicinais contidas na porangaba, aconselha-se que seu consumo seja feito por meio de um chá, onde os benefícios são potencializados. Para fazer o chá é muito fácil:

  1. Em uma panela coloque um litro de água e quatro colheres de sopa da erva (caso você deseje fazer uma maior quantidade é só seguir  a regrinha de quatro colheres de sopa para cada litro de água);
  2. Leve a panela ao fogo e desligue assim que a água começar a ferver;
  3. Tampe a panela e mantenha a mistura abafada por, no mínimo, dez minutos;
  4. Coe e adoce como preferir.

Para sentir os efeitos da Porangaba no organismo com mais rapidez é necessário que sejam tomadas de quatro a cinco xícaras do chá, por dia.