Chá de rhodiola – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Plantas

A planta conhecida como Rhodiola rosea, também conhecida como Golden Root, ou ainda raiz de ouro, segundo pesquisa publicada no The Journal of Alternative and Complementary Medicine, a planta possui propriedades que estimulam o desempenho mental, além de diminuir o hormônio cortisol, causador do estresse, reduzindo, consequentemente o estresse de maneira geral. Quando usado diariamente, pode auxiliar também no alívio da depressão e ansiedade, além de promover o bom humor.

A planta é usada há muito tempo na Europa Oriental e Asiática, principalmente para melhorar a resistência física, além de muitos outros benefícios. Pode ser encontrada para venda em lojas de produtos naturais.

A resistência física e outros benefícios

No antigo Oriente, as raízes dessa planta eram usada para aumentar a resistência física, além de atuar contra males decorrentes das altas atitudes, melhorando o rendimento dos soldados. A planta apresenta ainda outros resultados, mas descobertos mais recentemente, que envolvem benefícios relacionados às desordens do Sistema Nervoso Central.

Muitos ensaios e estudos foram realizados, comprovando que a planta pode ajudar, devido à presença de rosavins, substância que estabiliza os níveis de noradrenalina, dopamina e serotonina no cérebro, em tratamento de depressão.

A planta fitoterápica é classificada por alguns cientistas como adoptagen, ou ainda adoptógeno, termo em inglês que significam que ela tem o poder de auxiliar no aumento da resistência e do combate ao estresse e da tensão. Pode ser auxiliar também contra as dores musculares e a fadiga, além de aumentar a concentração e a memória.

Chá de rhodiola - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

O uso da planta ajuda ainda a acabar com a fadiga, curar a depressão, reduzir o estresse e a ansiedade, acaba com os males do estresse como palpitações, dores musculares e outros. É eficaz na melhoria, além das citadas anteriormente, da qualidade do sono, e no aumento da queima de gordura, principalmente em regiões abdominais.

Rhodiola e o emagrecimento

Além de combater a ansiedade e a depressão, que podem ser causadores do aumento de peso, a raiz dourada ajuda também a promover a perda de peso no tecido adiposo, portanto é muito indicada para quem quer perder peso.

Pesquisas nesse sentido também foram realizadas: testes foram realizados em 121 pessoas para testar os poderes emagrecedores. Ficou demonstrado então que a planta, quando ingerida, ativa a lipase, que é uma enzima que queima os depósitos de gordura do corpo, principalmente nas regiões abdominais.