Chá de rorela – Benefícios e Propriedades

Por Stefanie Mouret em Plantas

Da família das Droseraceae, a Rorela é cientificamente chamada de Drosera rotundifolia. É uma planta carnívora que contém propriedades medicinais benéficas ao organismo. Assemelha-se a uma flor, com pétalas cor de rosa avermelhado, e o centro de cada pétala possui pêlos pequenos e amarelos, responsáveis por produzir um líquido pegajoso. Por ser muito rara, não é encontrada para ser colhida diretamente na natureza, e nem pode ser, para evitar um possível desequilíbrio e sua colheita. É possível encontrá-la no Brasil em algumas lojas de produtos naturais ou pela internet.

Chá de rorela

Foto: Reprodução

Propriedades e Benefícios

A rorela possui propriedades expectorantes, diuréticas e calmantes. É excelente no tratamento de problemas respiratórios, principalmente por auxiliar na eliminação do catarro. Já suas propriedades calmantes a fazem ser por diversas vezes receitada como auxiliar no tratamento de ansiedade, hiperatividade, insônia e síndrome do pânico, entre outros males que provocam o nervosismo. Também alivia irritações, inflamações, gripe, tosse irritativa, úlceras gástricas e dores de garganta. Para quem deseja emagrecer ou sofre de problemas nos tratos urinários – como infecções de urina e cistites – a rorela também pode ser utilizada, já que suas propriedades diuréticas fazem o organismo eliminar o excesso de líquidos e toxinas, melhorando o funcionamento da bexiga, promovendo uma limpeza no corpo e consequentemente o fazendo reduzir o inchaço e perder alguns quilos extras. A planta ainda é indicada para asma, coqueluche, bronquite, espasmos, laringite, tosse seca ou aguda.

Como Preparar

Ao preparar o chá de rorela, utiliza-se todas as suas partes, com exceção da raiz. Coloque numa xícara dois gramas de rorela seca, e então a cubra com água fervente até que esteja quase cheia. Abafe e deixe repousar. Então coe e adoce a gosto. Beba 2 a 3 xícaras de chá de rorela por dia, preferencialmente antes das principais refeições.

Atenção: Até o presente momento não existem relatos de contra indicações ou efeitos colaterais. Caso sinta qualquer conseqüência indesejada pelo consumo do chá, o interrompa imediatamente e busque orientações médicas.