Chá de rosa branca

Por Natália Petrin em Plantas

Também conhecida como rosa, rosa arbustiva ou rosa de corte, a rosa branca é facilmente encontrada em mercados ou em floriculturas. Muito usada como enfeite ou presente, seu nome científico é Rosa Alba L. e também possui utilidades medicinais.

Chá de rosa branca

Foto: Reprodução

De acordo com a mitologia grega, no inicio todas as rosas eram brancas e, quando Vênus e Adônis brigaram e as lágrimas de Vênus caíram nas flores, alguns botões tornaram-se vermelhos. Antigamente, as rosas eram usadas pelas mulheres do oriente ao se prepararem para a vida amorosa e sexual.

Propriedades e indicações

Suas propriedades incluem ação adstringente, calmante, laxativa, digestiva, anti-inflamatória e depurativa. É muito útil no tratamento de inflamações nos olhos, nos rins e no útero, para desinfetar ferimentos, tratar prisões de ventre, ansiedade, nervosismo, tosse, dores de garganta e bronquite, além de ser usada para limpeza de pele.

Com um perfume suave usado como essência para muitos cosméticos, sabonetes e cremes hidratantes, é ainda muito usada para banhos de pétalas de rosas de várias cores para relaxamento e cuidados de pele. Este banho serve também para tratamento de insônia.

Banho de pétalas de rosas

Encha a banheira com água quente, mais para morna. Coloque pétalas de quinze rosas, preferencialmente de cores diferentes e meio quilo de sal marinho, misture e deixe por alguns minutos. Feito isso, tome um banho de imersão por aproximadamente quarenta minutos. O banho é eficaz no combate à insônia, ao estresse e à ansiedade.

Chá de pétala de rosas brancas

Bom para o tratamento de irritações nos olhos seja por alergia, conjuntivite ou outras razões, o chá de pétala de rosas brancas é muito fácil de ser preparado. Coloque dois copos de água em um recipiente, adicione dez pétalas de rosas brancas bem lavadas e leve ao fogo. Deixe ferver por aproximadamente dez minutos. Quando a mistura amornar, use para lavar os olhos ou para fazer compressas com algodão embebido de duas em duas horas.

Para a limpeza de pele, leve água ao fogo e deixe ferver. Adicione as pétalas e as sementes da rosa branca e deixe por aproximadamente dez minutos. Após este período, deixe esfriar e lave a pele.

Como calmante, o chá pode ser preparado com 10 g de pétalas e sementes de rosa branca para cada 500 ml de água. Coloque os dois em um recipiente e leve ao fogo. Deixe ferver e desligue o fogo. Adoce com uma colher de sopa de mel e beba três vezes ao dia.