Chá de sabugueiro serve para tosse e muito mais

Por Débora Silva em Plantas

O sabugueiro, de nome científico Sambucus nigra, é uma espécie arbustiva pertencente ao gênero Sambucus da família Adoxaceae, sendo naturalmente distribuída na Europa e Norte da África e, atualmente, encontra-se naturalizada em diversas zonas temperadas e subtropicais, incluindo algumas regiões do Brasil. Pode medir de 2 a 4 metros e possui pequenas flores de cor branca e perfume agradável.

Também conhecido como sabugueiro-da-europa, sabugueirinho ou sabugueiro-negro, trata-se de uma planta medicinal, bastante utilizada no tratamento de gripes ou resfriados. Na constituição do sabugueiro estão presentes flavonoides, taninos, glicosídeos, óleos essenciais, vitamina C e ácidos múcicos.

O sabugueiro pode ser encontrado à venda em algumas feiras livres, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Propriedades e benefícios do sabugueiro

O sabugueiro contém propriedades cicatrizante, depurativa, diurética, laxante e sudorífera. Devido às suas propriedades, esta planta traz os seguintes benefícios à nossa saúde:

  • Combate aos radicais livres – De acordo com estudos realizados, o sabugueiro possui quantidades significativas de substâncias antioxidantes, que ajudam a combater a ação maléfica dos radicais livres no organismo. Os radicais livres estão associados ao envelhecimento e aparecimento de doenças cardíacas, câncer e derrame;
  • Melhora do sistema imunológico – Por ser rico em vitamina C, o sabugueiro pode ajudar no fortalecimento do sistema imunológico;
  • Anti-envelhecimento – Os antioxidantes e as substâncias como flavonoides e antocianinas protegem as células e podem reduzir a degeneração celular, reduzindo os efeitos do envelhecimento, mantendo o corpo jovem e saudável;
  • Tratamento para gripes ou resfriados – O sabugueiro é indicado para auxiliar no tratamento de gripes, resfriados, febre, tosse, rinite e sintomas alérgicos. Mas os benefícios da planta não param por aí: graças às suas propriedades, ela também serve para tratar feridas, abcessos, problemas renais, hemorroidas, espasmos, litíase urinária, nefrite, queimaduras e reumatismo.
Chá de sabugueiro serve para tosse e muito mais

Foto: Reprodução

Chá de sabugueiro

As partes utilizadas desta planta são as suas flores, folhas e parte interna do caule. Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo sabugueiro, basta preparar o seu chá. Confira a receita a seguir:

Ingredientes:

– 1 colher (de sopa) de flores secas de sabugueiro;
– 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Adicione uma colher de sopa de flores secas de sabugueiro em uma xícara de água fervente e deixe macerar por 10 minutos. Coe e tome três xícaras deste chá ao dia.

Sabugueiro para tosse

Além do chá de sabugueiro que pode ser utilizado para tratar diversas condições de saúde, existe ainda uma receita caseira especificamente para tratar a tosse:

Ingredientes:

– 1 quilo de bagas de sabugueiro;
– 1 quilo de açúcar;
– 1 litro de água fervente.

Modo de preparo:

Numa panela, ferva a água e o açúcar por cerca de 10 minutos. Adicione um quilo das bagas de sabugueiro e deixe ferver por 4 minutos. Retire do fogo, cubra, deixe descansando por 2 horas e depois peneire. Cozinhe novamente e coloque em garrafas. Misture duas colheres deste xarope em chá quente e tome várias vezes ao dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais do sabugueiro podem incluir variadas reações alérgicas. Os seus frutos são tóxicos e não devem ser consumidos. O sabugueiro é contraindicado para grávidas e lactantes. Lembre-se que todo remédio, inclusive o natural, só deve ser utilizado sob orientação médica.