Chá de salsinha é eficaz contra pernas e pés inchados

Por Robson Merieverton em Saúde

Difícil encontrar alguém que ainda não tenha se queixado de inchaço nos pés. Esse problema é mais comum do que se imagina. Ele pode estar ligado diretamente à saúde ou simplesmente reflexo de um dia cansativo ou desconforto físico. O importante é saber que existem formas naturais de tratar esse mal, usando dos benefícios extraídos de raízes e plantas.

De acordo com médicos especialistas, o inchaço nos pés e perna ocorre devido um desequilíbrio da quantidade de sangue que desce com a que volta pelas pernas, onde o plasma do sangue acaba extravasando os vasos.

Em outros casos, a motivação do inchaço pode estar ligada a má circulação, ciclo menstrual, excesso de peso, dieta pouco saudável, gravidez, mudanças de temperatura, umidade, cansaço ou algum desconforto causado por manter-se em uma mesma posição por muito tempo.

Uma solução bem rápida e prática para acelerar o encontro do equilíbrio é movimentar as pernas. Além disso, as pessoas também podem preparar um chá rápido para acelerar a melhora. O chá de salsinha é um poderoso aliado para sanar o inchaço nas pernas e pés.

Preparando o chá de salsinha

Para se livrar do inchaço das pernas e pés, aposte no chá de salsinha. O vegetal é rico em nutrientes, com destaque para as vitaminas A e C, minerais como o cálcio, ferro, fósforo, enxofre, potássio e magnésio. A salsinha também auxilia na limpeza dos rins e aparelho urinário, além de ter fortes propriedades diuréticas.

Imagem de pés inchados

Foto: Depositphotos

Ingredientes

1 litro de água
5 ramos de salsinha
1 pedaço de gengibre de mais ou menos 4 cm (opcional)

Modo de preparo

Após higienizar bem o gengibre, corte-o e coloque para ferver em um litro de água. Quando levantar fervura, deixe por mais cinco minutos, acrescentando a salsinha em seguida já com o fogo desligado. Deixe descansando com o recipiente tampado por 20 minutos. O próximo passo é coar e acomodá-lo em um recipiente. O indicado é que se toma três xícaras por dia.

Principais causas do inchaço nas pernas e pés

Geralmente o inchaço está ligado a problemas de saúde como varizes, doenças cardíacas, insuficiência renal, mau funcionamento da tireoide, uso de anticoncepcionais, trombose e outros desconfortos causado por viagens longas ou mudanças climáticas. Se, mesmo após a ingestão do chá e movimentação das pernas, o inchaço persistir, é indicado que a pessoa procure um médico, pois sintomas como os citados acima podem está causando o desconforto.