Chá de sapoti – Benefícios e propriedades

Por Helena Silva em Plantas

O sapoti, fruto bastante adocicado que é gerado pelo sapotizeiro, é uma importante matéria-prima tratando-se de medicina natural. Originária da América Central e parte sul do México, vem a ser bastante rico em vitaminas, é bastante utilizado quando diz-se respeito da fabricação de xaropes, compotas, refrescos, geleias e culinária em geral. Usado principalmente em casos de febre, infecção renal e retenção de líquidos, seu fruto possui como principais propriedades o cálcio, o ferro e vitaminas como a B1, B2 e B5 em abundância.

Chá de sapoti - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

O sapotizeiro é uma árvore que pode chegar até 15m de altura, copa frondosa e folhas esverdeadas e brilhantes. Floresce desta planta flores pequenas e rosadas. O sapoti, seu fruto, aparece o ano inteiro, principalmente no verão e seu cultivo acontece principalmente no nordeste do Brasil. Rico em tanino e látex quando verde, este fruto é bastante saboroso quando maduro (devendo ser consumido apenas neste estado) e ótimo laxante, devido às fibras presentes em sua composição. Seu miolo possui um curioso formato de estrela, formado pelas sementes escuras que estão presentes em seu interior, juntamente com um creme saboroso, tornando esta fruta uma das mais apreciadas pelos brasileiros em geral.

Uma curiosidade sobre o sapotizeiro é que seu caule possui bastante látex, o que o torna potencial ingrediente para a fabricação de goma de mascar.

Maneiras de utilização como remédio caseiro

Em casos de febre:  Faça um chá com a casca fresca de uma unidade de sapoti em 150ml de água, de preferência fervente. Deixe a mistura descansar tampada  por cerca de cinco minutos. Ao término deste período, ingira ainda morno o chá.

Em casos de retenção de líquido: Misture uma colher de chá da semente do sapoti (em pó) à medida de 500ml de água, ainda fervente. Beba a mistura resultante durante todo o decorrer do dia.

Em caso de desnutrição: Procure ingerir de três a seis sapotis ao dia.

Composição nutricional de 100 gramas de sapoti

  • 96 calorias
  • 0.7 g de proteínas
  • 29 mg de cálcio
  • 1,2 mg de ferro
  • 0,01 mg de Vit. B1
  • 0,01 mg de Vit. B2
  • 13 mg de Vit. C