Chá de Saw Palmetto – Benefícios e propriedades

Por Stefanie Mouret em Plantas

Muitas plantas fazem parte de nosso cotidiano e são conhecidas por todo o país, de Norte a Sul. Outras não são tão conhecidas, mas têm a capacidade de fazer maravilhas pelo organismo quando consumidas em forma de chá. Uma dessas plantas é o Saw Palmetto, cujo nome científico é Serenoa reppens. Trata-se de uma palmeira de tamanho pequeno, originária da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Em francês é chamada de sabal; em espanhol de serenoa; em alemão de sägepalme e em inglês de saw palmetto. É reconhecida por ter hastes espinhosas e serreadas, que ficam caídas sentido à base das folhas. Conheça as propriedades e benefícios dessa planta, para saber com utilizá-la a seu favor.

Chá de Saw Palmetto - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Propriedades

As principais propriedades da planta saw palmetto são:

  • Antiestrogênicas;
  • Anti-inflamatórias;
  • Antisseborreicas;
  • Afrodisíacas;
  • Diuréticas.

Benefícios e indicações

Com o surgimento da saw palmetto, e seus supostos benefícios para o organismo humano, muitos estudos e pesquisas foram feitos para comprovar a eficiência da planta. Descobriu-se que uma das maiores e mais importantes utilidades da planta é como inibidora de crescimento de células cancerígenas na próstata em casos de tumores benignos. A planta impede que as células se proliferem e que o tumor se espalhe pelo organismo.

Como diurética, a saw palmetto é indicada para auxiliar no tratamento de infecções urinárias, incontinências urinárias e problemas renais. Ela estimula a eliminação de líquidos pela urina, eliminando também diversas bactérias e toxinas, causando uma espécie de “limpeza” no trato urinário. Outro ponto positivo de sua propriedade diurética é que com a eliminação de líquidos não se tem retenção, como consequência o corpo desincha e a pessoa perde alguns quilinhos extras.

Quem sofre de asma e problemas respiratórios também pode obter alívio com o consumo regular da saw palmetto, assim como pessoas que passam por intensas quedas de cabelo, ejaculações precoces e impotência sexual.

Modo de preparo

A saw palmetto pode ser encontrada em pó, em farmácias e lojas de produtos naturais. Ferva a quantidade de água equivalente a uma xícara de chá, e com a água ainda quente na xícara, despeje uma colher de sopa com o pó da saw palmetto. Mexa bem com uma colher para que se dissolva totalmente, e com a temperatura morna beba o chá.

Atenção!

Até o momento não foram relatados efeitos colaterais ou contraindicações, mas é importante lembrarmos que todo e qualquer tratamento medicamentoso – seja ele natural ou farmacêutico – deverá ser orientado e acompanhado por um médico especialista de confiança, principalmente em casos de doenças graves como tumores.