Chá de semente de mostarda

Por Helena Silva em Sementes

Desde os tempos primórdios da humanidade, a semente de mostarda já era utilizada por nossos antepassados em alimentos ou para curas de doenças diversas. Tendo como características o seu sabor picante e seu aroma bastante agradável ao olfato, este tipo de semente pode fazer parte do cardápio diário de qualquer pessoa, podendo ser adicionado à saladas, molhos, preparação de carnes, frutos do mar, aves ou sopas, além de sanduíches. Ainda falando sobre a infinidade de meios de se consumir a semente de mostarda, ela também pode ser moída e usada como temperos para alimentos variados. Tratando-se de medicina, há quem acredite que seu chá possa ser bastante eficaz na cura e alívio de sintomas de problemas físicos como dores nas costas ou músculos, doenças respiratórias como nariz entupido e asma, reduz sintomas de artrite e diminuem drasticamente os sintomas desagradáveis da menopausa.

Chá de semente de mostarda

Foto: Reprodução

A semente de mostarda, para quem não sabe, é rica em selênio e magnésio em sua composição química, ambos trazem à esta semente os benefícios anti-inflamatórios e aceleradores do funcionamento do intestino, fazendo com que o indivíduo que a consuma perca calorias através desses efeitos próprios da mostarda. Logo, este produto tornou-se o mais novo queridinho daquelas que fazem dietas e desejam eliminar quilos extras.

Curiosidades diversas sobre a semente de mostarda

  • Os povos egípcios utilizam-se desta semente para curar problemas respiratórios diversos.
  • Dentre as vitaminas presentes no complexo químico da semente, constam as vitaminas A (responsável pela integridade da pele e mucosas) e B (grande responsável pelo metabolismo).
  • Dentre as diversas propriedades, também pode-se encontrar ômega-3, ácidos graxos, ferro, cálcio e zinco em sua composição.
  • Existem enzimas nas sementes de mostarda que evitam o desenvolvimento de células cancerígenas.

Chá de especiarias

Receita

Misture erva-doce, canela e semente de mostarda em porções igualitárias em água. Ferva e está pronto. Ingira este chá todos os dias. Pode ser feito de forma caseira ou até mesmo comprado em supermercados em sachês que já tem a mistura pronta.

Ele promete auxiliar no combate às dores devido aos seus antioxidantes  e poder anti-inflamatório presente no chá, impedindo o desenvolvimento de uma enzima que faz parte do processo de inflamação dos músculos e tecidos, que causa a dor. Em homens, ele geralmente têm efeito mais rápido. Em mulheres, seus efeitos podem ser percebidos em até três meses de uso contínuo.