Chá de spirulina emagrece e é rico em benefícios

Por Wanessa Galvão em Emagrecimento

Muitos chás trazem além de um grande número de vitaminas e nutrientes, muitas promessas de emagrecimento rápido, foi assim com tão conhecido chá verde e está sendo assim com o chá de spirulina, uma “alga” cheia de proteínas que promete aumentar a sensação de saciedade depois de ingerida e acelerar o processo de emagrecimento.

Chá de spirulina emagrece e é rico em benefícios

Foto: Reprodução

Alga?

Estudos recentes mostram que ao contrário do que se pensava a spirulina não é uma alga: Ela é uma colônia de bactérias unicelulares das espécies Arthrospira platensis e Arthrospira máxima. Essas bactérias se alimentam de luz, realizando a fotossíntese, assim como as plantas, e são ricas em proteínas e betacaroteno.

A spirulina se desenvolve em águas com o ph alcalino, e é encontrada principalmente nos mares do Japão, França e Estados Unidos. Para consumo elas são encontradas em cápsulas, em pó e como complemento de medicamentos tônicos.

Benefícios

São comprovadas cientificamente as propriedades anticancerígenas da spirulina, graças a quantidade grande de betacaroteno que é encontrada nela. Pessoas com o nível do colesterol ruim alto também podem consumir o chá de spirulina, que funciona também como antiviral.

São encontradas vitaminas diversas na spirulina, principalmente a vitamina A, bem como muitos nutrientes. Ferro, Cálcio, Magnésio e Fósforo são alguns dos sais minerais contidos nela, que apresenta também um número elevado de micro minerais importantes para a saúde.

Poder emagrecedor da spirulina

Foto: Reprodução

Cerca de 60% da composição da “alga” é proteína, por isso diz-se com frequência que o emagrecimento rápido causado pelo consumo da infusão de spirulina não prejudica a saúde.

No emagrecimento a spirulina atua de uma forma especial, causando uma sensação de saciedade por um longo período, evitando que a pessoa sinta a vontade de comer com tanta frequência. Isso acontece graças ao poder natural de supressora de apetite que a spirulina possui, ela reveste as paredes do estômago assim que entra em contato com ele, fazendo com que ele sinta-se cheio. O chá de spirulina também ajuda na digestão e contém muitas propriedades antioxidantes, evitando a ação dos radicais livres no organismo.

O chá de spirulina

Não há contraindicações conhecidas do consumo de chá de spirulina, mas a ingestão dele não deve ultrapassar as duas xícaras por dia. Recomenda-se beber antes do almoço e do jantar. Para fazer o chá não há nenhum mistério:

  1. Coloque 200ml de água em uma panela e desligue antes que a fervura seja iniciada;
  2. Coloque a água na xícara, acrescente duas colheres de café cheias de pó de spirulina e mexa bem;
  3. Aguarde cinco minutos antes de beber e não adoce.

O pó de spirulina também pode ser adicionado a sucos, leite e vitaminas.