Chá de sucupira – Benefícios e propriedades da planta

Por Débora Silva em Plantas

A sucupira, de nome científico Pterodon emarginatus, é uma árvore rústica e mais comumente encontrada nas regiões intermediárias entre a Mata Atlântica e o Cerrado, como nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás, Piauí e Mato Grosso do Sul. No estado de São Paulo, a espécie consta da lista de plantas ameaçadas de extinção. A madeira da sucupira é muito procurada e famosa, sendo utilizada na construção civil.

Sucupira

Foto: Reprodução

A sucupira é uma árvore de porte médio, medindo de 8 a 16 metros, seu tronco possui casca lisa branco-amarelada e as suas raízes podem formar expansões de reserva, as denominadas batatas-de-sucupira. Na medicina popular, seu óleo aromático volátil, que é produzido pela casca e pelas sementes, é utilizado contra o reumatismo; já os nódulos da raiz, as batatas-de-sucupira, são usados contra o diabetes.

Indicações de uso

O chá de sucupira é um ótimo medicamento caseiro para o tratamento de artrites, artroses, hérnias de disco, bico de papagaio, úlceras, gastrites, ácido úrico, aftas, amigdalite, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabetes, rouquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais, anticancerígeno e combate as inflamações no útero e ovários.

Além disso, estudos demonstraram que o óleo dos frutos da sucubira inibe a penetração da cercária da esquistossomose na pele, podendo ser utilizada na profilaxia dessa endemia.

Modo de preparo do chá

Ingredientes:

– 12 sementes de sucupira;

– 3 litros de água.

Modo de preparo

Triture as sementes de sucupira em um pilão, até que a resina interna das sementes fique à mostra. Coloque a água no fogo, e quando entrar em ponto de ebulição, adicione as sementes trituradas. Após cerca de um minuto e meio, apague o fogo. Tampe a panela. Depois é só esperar o chá esfriar para ingerir. O chá de sucupira deve ser bebido várias vezes ao dia, sendo que um litro e meio é a quantidade ideal para ser eficaz contra as doenças ósseas.

A resina da semente de sucupira ficará depositada no fundo da panela, de forma que esta não poderá mais ser utilizada para outros fins.

Como preparar o medicamento?

Prepare uma tintura dos frutos da sucupira e tome aproximadamente 20 gotas, de três a cinco vezes ao dia. Beba como água. Dependendo do caso, em questão de 1 ou 2 dias os sintomas de infecções de garganta desaparecem.