Chá de tília – Conheça seus benefícios para saúde

A tília é uma erva presente, em maior parte, na região do hemisfério Norte, cujo ambiente propício para o seu desenvolvimento pode ser um local com alta concentração de húmus, que são os restos de animais ou plantas mortas, que acabam sendo depositados no solo, florestas com folhas caducas, terrenos rochosos com incidência de umidade, ou até mesmo encostas rochosas ou soalheiras. O sol é um elemento fundamental para que a planta possa se desenvolver propriamente. Ela pode obter cruzamento com bastante facilidade o que torna uma tarefa árdua identificar todas as variedades já cultivadas, contudo há registro de quarenta espécies diferentes da mesma.

Chá de tília - Conheça seus benefícios para saúde

Foto: Reprodução

Ao redor do mundo a tília pode adquirir características diferenciadas, como, por exemplo, na Europa Central a planta adquire a surpreendente altura de 30 metros, enquanto que na Finlândia chega aos 25 com um metro de diâmetro. Se for cultivada em terrenos abertos seu tronco torna-se curto, mas espesso, já em ambientes de florestas a planta se apresenta bastante alta e ereta. Contudo, caraterísticas a parte, a tília é altamente benéfica ao nosso organismo, isto porque possui propriedades que ajudam a regular do sistema digestivo ao cardiovascular. E para aproveitarmos estes benefícios podemos fazer uso do seu chá, que concentra a maioria destas propriedades.

Como fazer o chá de tília?

Adicione 2 colheres de sopa da erva picada para cada litro de água e leve a mistura ao fogo. Desligue-o quando a água entrar em ebulição e deixe a mistura abafada e em repouso por um tempo de apenas 10 minutos. Coe bem antes de beber e adoce a gosto, com cuidado para que o açúcar não corte seus efeitos terapêuticos. É indicado o consumo de 2 a 3 xícaras ao dia.

Benefícios e indicações

O chá de tília é indicado para inúmeros males, entre eles os problemas do coração. Esta planta possui propriedades que ajudam a amenizar estes problemas, mas seu uso não deve ser feito de forma prolongada. Graças as suas propriedades antiespasmódicas a planta é indicada para casos de tosse, vindo a aliviar a mesma além de ajudar a melhorar o quadro de resfriado já que age como adstringente.

A flor de tília é indicada para relaxar a musculatura do aparelho digestivo, o chá é indicado em casos de problemas gastrointestinais como desconfortos, inflamações e problemas da vesícula biliar. A tília é indicada ainda para tratamento de dores de cabeça e quadros leves à médios de depressão graças as suas propriedades calmantes e relaxantes, podendo atuar como revigorante em casos de cansaço físico ou mental. Para quem está com problemas de transpiração o consumo do chá de tília pode ser uma boa indicação. A febre também pode recuar diante do uso do chá.

Propriedades

  • Adstringente
  • Antiespasmódica
  • Antidepressiva
  • Calmante
  • Analgésica
  • Expectorante
  • Revigorante
  • Febrífugo
  • Diaforético

Contraindicações

O consumo da tília é contraindicado para mulheres gestantes ou em período de amamentação, ou por usuários de medicação para tratamento de problemas crônicos. A qualquer reação alérgica seu consumo deve ser suspenso imediatamente. É importante lembrar que qualquer tratamento fitoterápico deve ser acompanhado por um médico ou pessoa capacitada.