Chá de trapoeraba – Benefícios e propriedades desta planta

Por Wanessa Galvão em Emagrecimento, Plantas

Quem vê o tamanho de um pé de trapoeraba não imagina do que a planta é capaz de fazer no organismo. Os 40cm de altura que a planta atinge quando chega a maturidade não conseguem expressar a quantidade de benefícios que ela traz quando consumida com regularidade. Consumo esse que pode ser feito de diversas formas.

Chá de trapoeraba - Benefícios e propriedades desta planta

Foto: Reprodução

A planta

A trapoeraba, de nome científico Tripogandra diurética, é muito utilizada na medicina natural até os dias de hoje. A planta, nativa do Brasil, é facilmente encontrada na Amazônia e nas regiões onde dominam o Cerrado e a Caatinga. Pelo país ela é conhecida por vários nomes: tracoeraba, trapoerava e olho-de-santa-luzia. A trapoeraba, que chega a medir 40cm de altura quando atinge a maturidade, é considerada uma planta anual, pois essa é a frequência em que ela abre sua flores de coloração rosada, que servem também como alimento.

Poderoso diurético

É por funcionar como um poderoso diurético que a trapoeraba ficou tão conhecida. Ela ajuda o organismo a eliminar os líquidos acumulados em excesso, ajudando o corpo a desinchar e auxiliando na perda de peso. Por isso é muito importante que seja ingerida muita água durante o tratamento feito com a trapoeraba. A planta também contém flavonoides e ajuda a evitar o envelhecimento precoce das células.

Doenças como cistite, uretrite, blenorragia, entre outras doenças e infecções que possam atingir o sistema urinário, são combatidas pelas propriedades terapêuticas da planta.

Consumo do chá de trapoeraba

Toda a parte aérea da planta é considerada benéfica para a saúde quando ingerida. As flores e folhas podem ser ingeridas in natura ou refogadas e acrescentadas a ensopados e pratos quentes. Também é possível fazer patês com as flores e colocar as folhas em cozidos, para dar um gosto especial. O chá continua, no entanto, sendo a forma mais rápida e simples de ter acesso as maravilhas que a trapoeraba pode fazer ao organismo.

Faça o chá

Junte 2 colheres de sopa de trapoeraba seca em um litro de água e leve a panela ao fogo. Deixe ferver por 10 minutos e desligue. Tampe a panela e mantenha a panela tampada por 15 minutos. Coe e beba sem adoçar. Tome três xícaras por dia.