Chá de umbaúba: benefícios e propriedades

Por Nayla Georgia em Plantas

Brasileira até o talo, a umbaúba é uma árvore típica da Mata Atlântica que aparece também em pomares, beiras de estrada e pastagens do Centro-Sul ao Nordeste do país. Conhecida popularmente como “árvore da preguiça”, as folhas e os brotos dessa planta são muito usados para fins medicinais      . Seu chá, por exemplo, pode ser feito de diversas maneiras que se adaptam a cada necessidade dos pacientes.

Benefícios e propriedades

Excelente diurética, as folhas da umbaúba ajudam nas funções circulatórias do sangue e, consequentemente, previnem problemas no coração. Seu chá é antiasmático e também pode ser usado em casos de bronquite e outros problemas no trato respiratório, pois é descongestionante e expectorante. Pessoas que sofrem de diabetes e pressão alta podem fazer uso dessa bebida, já que atua como antidiabética e hipotensora. E mais, a planta é uma ótima cicatrizante, antiespasmódica e vermífuga.

Chá de umbaúba

O chá de umbaúba é rico em propriedades que fazem bem à saúde e ajudam no tratamento de algumas doenças. Entretanto a bebida não deve ser usada indiscriminadamente, portanto, é sempre bom se consultar com um médico fitoterápico para saber se essa planta é ideal para o seu caso. A seguir, confira as receitas direcionadas para cada necessidade dos pacientes.

Imagem de folhas da planta umbaúba

Foto: Reprodução/ internet

Diabetes e circulação

Adicione em uma xícara de chá um pouco de água fervente e uma colher das de chá de folhas de umbaúba secas e picadas. Abafe deixando em infusão por cinco minutos e coe. Beba uma xícara até três vezes no dia.

Bronquite, asma e tosse

Em um litro de água, adicione três colheres de sopa das folhas secas de umbaúba. Deixe ferver por cerca de cinco minutos e desligue o fogo. Abafe o chá por mais 10 minutos e espere amornar. Beba uma xícara de duas a três vezes ao dia.

Atenção: Grávidas e mamães que ainda estão amamentando não devem consumir o chá da umbaúba.

Chá para uso externo

O chá de umbaúba pode fornecer benefícios também para casos de afecções na pele, feridas e até mesmo corrimento vaginal. Para fazer, basta adicionar três colheres de sopa das folhas de umbaúba secas e picadas em meio litro de água, deixando ferver por cerca de 10 minutos. Depois de pronto, coe e deixe amornar para poder usar. No tratamento das feridas e afecções cutâneas basta lavar as áreas afetadas com o chá várias vezes ao dia. Para o corrimento vaginal, faça banhos de assento.