Chá de urtiga é capaz de equilibrar a glicose do corpo

Por Débora Silva em Plantas, Saúde

Bastante conhecida por queimar quem nela encosta e, nos dias atuais, ser utilizada na medicina natural, na alimentação e como fonte de clorofila, a urtiga é uma planta que apresenta muitos benefícios à nossa saúde.

Facilmente encontrada em muitas regiões, esta planta é uma importante fonte de vitaminas, minerais, clorofila e ácidos orgânicos, além de minerais como o potássio.

Devido às suas propriedades, o chá de urtiga é capaz de equilibrar a glicose, sendo bastante indicado para quem sofre de diabetes.

Propriedades e benefícios da urtiga e seu chá

cha-de-urtiga-e-capaz-de-equilibrar-a-glicose-do-corpo

Foto: depositphotos

A urtiga apresenta vitaminas, minerais, clorofila e ácidos orgânicos em sua composição. Com propriedades adstringente, desintoxicante, diurética, galactogoga e anti-histamínica, o chá de urtiga pode ser utilizado como um aliado no tratamento de diversas condições de saúde.

O consumo de três xícaras desta bebida ao dia é capaz de regular rapidamente os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, o chá de urtiga auxilia no tratamento de casos de hemorragias, anemias, artrite, artrose, insuficiência hepática, gota, alergias, tosse, bronquite, febre, asma, diarreias, úlcera e reumatismo gotoso.

A urtiga atua ainda como complemento alimentar, coadjuvante no tratamento de distúrbios urinários, limpeza do fígado, fortalecimento das unhas e limpeza da pele em caso de urticárias e eczemas.

Externamente, o chá desta planta ainda pode ser utilizado para tratar irritações e corrimentos.

Existem diversos tipos de urtiga e todas contêm propriedades medicinais. Ela é facilmente encontrada, mas deve ser cuidadosamente manuseada, pois o contato com a pele pode causar reação alérgica. Por este motivo, recomenda-se a compra de um pacote das folhas secas de urtigas em lojas de produtos naturais.

Como preparar o chá de urtiga?

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) das folhas secas;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

1) Leve a água para ferver e deixe por aproximadamente três a quatro minutos. Quando as bolhinhas começarem a formar, retire do fogo;
2) Adicione as folhas secas de urtiga e tampe o recipiente;
3) Deixe a bebida repousar por, no mínimo, 10 minutos antes de consumi-la.

É recomendado adoçar o chá com mel e consumir três xícaras da bebida por dia.

Cuidados e contraindicações

O chá de urtiga é contraindicado para gestantes. A planta também não deve ser usada em caso de edemas provocados por doenças cardíacas ou função renal prejudicada.