Chá de urucum – Benefícios e propriedades

Por Débora Silva em Plantas

O urucum, de nome científico Bixa orellana L., é um arbusto nativo das Américas do Sul e Central e do Caribe, que pode chegar a atingir até seis metros de altura. Cresce em ramos no formato de vagens laranja-avermelhadas e apresenta grandes folhas de coloração verde-claro e flores rosadas com muitos estames.

Pela beleza e colorido de suas flores, o urucum é uma planta ornamental e fornece sementes condimentares, estomáticas e laxativas, proporcionando diversos benefícios à nossa saúde. De sua semente é extraído o corante natural bixina, usado em cosméticos, bronzeadores, alimentos e tecidos.

Durante séculos, povos da Amazônia utilizaram as folhas do urucum para fins medicinais. Saiba mais sobre as propriedades e benefícios do urucum e de seu chá:

Propriedades e benefícios do urucum

O urucum é rico em carotenoides, cálcio, fósforo, ferro, aminoácidos e vitaminas A, B2, B3 e C. Também contém cianidina, ácidos elágico e salicílico, saponinas e taninos, que são fitoquímicos que auxiliam na prevenção e tratamento de diversas doenças.

Chá de urucum - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

A semente e as folhas desta planta contêm propriedades diuréticas, antibacterianas e adstringentes. As sementes também são utilizadas para curar a icterícia e ajudar a tonificar, equilibrar, fortalecer e reduzir a inflamação no fígado. Para crianças, o chá das sementes de urucum é dado para matar vermes.

O urucum tem sido usado para cuidar do sistema digestivo, aliviando a constipação, indigestão, azia e outros desconfortos estomacais causados pelo consumo de alimentos picantes.

A planta também é utilizada como afrodisíaco, para perda de peso e tratamento de febres, hepatite, malária, disenteria e picadas de cobra venenosa.

O chá de urucum

O chá das folhas de urucum possui propriedades expectorantes, limpa o muco acumulado e combate males como a asma, tosse e bronquite. Além disso, este chá regula os níveis de colesterol, trata hepatite, disenteria, febre, malária, edema, e reduz a pressão sanguínea.

No uso externo, o chá de urucum pode ser utilizado nos casos de queimaduras, evitando a formação de bolhas.

Para tratar quaisquer condições, basta seguir os procedimentos a seguir:

Receita do chá de urucum

Ingredientes:

– 10 folhas de urucum;
– 1 litro de água.

Modo de preparo:

Coloque para ferver as 10 folhas da planta em 1 litro de água, por exatos 10 minutos. Divida o líquido em 3 partes, para serem consumidos pela manhã, à tarde à noite. Para tratar algum problema externo, faça a mesma receita e aplique topicamente, várias vezes ao dia.

Para tratar hemorroidas, ferva 1 vagem seca em 1 xícara de água. A indicação de consumo da bebida é de pelo menos 3 vezes na semana, até quando for necessário.