Chá de verbasco – Benefícios e propriedades

Por Natália Petrin em Plantas

Também conhecida como barbasco, barrasco, calça-de-velho, vassoura, verbasco-brasileiro, barbasco-do-brasil e cezarinha, a erva verbasco é encontrada facilmente em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. De nome científico Verbascum phlomoides, a erva possui aplicações medicinais popularmente conhecidas.Em meados do século XVI, a planta foi usada para tratamento da tuberculose e seu uso foi comprovado em um experimento realizado no século XIX, onde a planta foi usada em sete pacientes com tuberculose em Dublin, na Irlanda, trazendo excelentes resultados para seis dos casos.

Chá de verbasco - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Os benefícios do verbasco

O verbasco é uma erva que pode ser usada para tratamento de bronquite e gripes, infecções no ouvido, eliminação de catarros crônicos, alivio da tosse, tratamento da artrite, de hemorroidas e problemas na próstata. Para os dois últimos casos, deve-se fazer banho de assento e, para quem sofre com problemas de inchaços nas pernas e problemas de circulação periférica, deve ser feito escalda-pés.

Além disso, é eficaz no tratamento de diversos problemas digestivo como prisão de ventre, diarreia e infecções na bexiga, auxiliando ainda na eliminação de vermes intestinais. Possui efeito sedativo e auxilia no alívio de cólicas menstruais e dores de estômago. O óleo de verbasco, quando aplicado na pele, ajuda a aliviar o desconforto de regiões irritadas, sejam por erupções cutâneas, queimaduras, cortes ou bolhas.

Suas propriedades envolvem sua ação como expectorante, diurético, emoliente, espasmolítico, antibacteriano e sedativo. A planta é muito usada para tratar problemas relacionados ao sistema respiratório como asma e bronquite.

Como fazer o chá?

As partes utilizadas para o preparo são suas pétalas e estames. Para preparar o chá, use a proporção de duas colheres de sopa da erva para cada litro de água. Coloque a água em um recipiente, adicione a erva e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, desligue e tampe, deixando a solução descansar abafada por aproximadamente dez minutos. Passado esse período, coe e consuma. A dose indicada é de duas a três xícaras do chá por dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

O chá de verbasco é contraindicado para pacientes gestantes ou em fase de lactação. Os efeitos colaterais são raros, e envolvem uma reação alérgica que tem como sintoma principal coceira nas mãos, braços e pescoço. É importante que, antes de consumir medicamentos naturais, você converse com seu médico, uma vez que podem ocorrer interações medicamentosas negativas, além de que ele é o mais indicado para informar a dosagem correta para você.