Chá de Verônica – Benefícios e Propriedades

Por Stefanie Mouret em Plantas

Originária da Europa, a erva de nome Verônica também se popularizou na América do Norte e na Ásia, sendo largamente produzida na Hungria, antiga Iugoslávia e Bulgária. Seu nome científico é Verônica officinalis l, e ela é facilmente disseminada em locais frios. Da família das scrophulabiaceae, verônica também é conhecida como chá da Europa, veronica macho, verônica das isoticas, chá do norte, verônica das boticas, verônica das farmácias, erva dos leprosos e verônica da Alemanha. A planta pode ser identificada por suas pequenas flores em tom de azul claro com sabor e odor forte e amargo.

Planta verônica

Foto: Reprodução

Propriedades e Benefícios

As propriedades da planta verônica são diuréticas, adstringentes, aperitivas, tonificantes, expectorantes, digestivas, depurativas, sedativas, antiinflamatórias, antimicrobianas, laxantes, antialérgicas, antisséptica, antitussígenas e béquicas. Seus princípios ativos são aucubina, iridóides, ésteres catalpolicos, taninos, saponinos, ácidos orgânicos, acéticos, tartárico, clorogênico, ácido graxo, flavonoides e glicosídeos.

O chá de verônica é indicado para enxaqueca, falta de apetite, dificuldade de digestão, pele ressecada, pruridos, asma, bronquite, rouquidão, traqueite, dores, tosses e resfriados, alergias, espasmos, hemorróidas, contusões, artrites e reumatismos. A planta protege efetivamente o organismo contra úlceras, sendo o maior aliado no tratamento contra ela e cicatrizando as feridas que ela causa, sendo por muitas vezes a cura sem demais tratamentos. Pode depurar o sangue, além de evitar suor excessivo, infecções cutâneas e subcutâneas, e feridas em geral.

Como Preparar

Leve ao fogo um litro de água com 30 gramas das folhas de verônica. Deixe ferver por 10 minutos e abafe. Quando amornar, coe e ingira. Pode-se consumir entre 3 e 4 xícaras por dia, preferencialmente antes das principais refeições antes de deitar-se para dormir, já que seus efeitos calmantes prometem um sono mais tranquilo e agradável.

Se estiver sofrendo de problemas da pele e infecções expostas na mesma, repita o procedimento acima, mas inclua o caule da planta na fervura. Quando amornar, deixe dentro da chaleira um pano limpo para absorver a água, e então o retire e aplique a compressa diretamente sobre a pele.

Atenção!

Embora não existam relatos de efeitos colaterais graves ou contra indicações, é importante estar sempre atento ao seu organismo e aos sinais que ele lhe dá. Cada organismo é único, e as reações a determinadas substâncias podem divergir, assim atente-se para qualquer reação indesejada e caso ocorra, interrompa o consumo imediatamente e busque orientação médica.