Chá do cogumelo reishi – Conheça seus poderes

Por Gabriely Araujo em Outros

O cogumelo reishi, de nome científico Gandonerma lucidium, possui formato achatado de cor num tom vermelho com alguns pontos brancos e seu sabor é amargo. Esta espécie de cogumelo é usada desde a antiguidade nas práticas primárias de medicina por conta de suas diversas propriedades capazes de combater diversos males que acometem nosso organismo.

Chá do cogumelo reishi - Conheça seus poderes

Foto: Reprodução

O reishi é principalmente conhecido como fonte de juventude ou planta da longevidade graças à sua capacidade de prolongar a vida de forma natural e saudável, de regenerar o organismo e assim ativar o sistema nervoso e a memória prevenindo o paciente de doenças como alzheimer, por exemplo, e lhe dando sempre disposição.

Propriedades

  • Antioxidante
  • Desintoxicante
  • Energético
  • Antiviral
  • Anti-inflamatório
  • Antifúngica
  • Antialérgica
  • Equilibra o nível de açúcar no sangue, sendo assim um excelente aliado no tratamento do diabetes.
  • Anticancerígeno inibindo o aparecimento e desenvolvimento de tumores. Ameniza ainda os efeitos causados pelo tratamento à base de quimio e radioterapia.

Benefícios do chá

O reishi possui substâncias que promovem a longevidade, prolongando a vida em aproximadamente 20%.

Ativa o sistema imunológico, o deixando alerta contra invasores e possíveis infecções.

Trata doenças de caráter cardiovasculares, males do fígado e doenças simples como a gripe impedindo que esta se desenvolva para algo mais grave. É eficaz no tratamento da asma e de alergias respiratórias.

Ele combate ainda as dores da artrite e problemas de hipertensão.

O reishi é famoso por aumentar a vitalidade diminuindo o percentual de esquecimento, ativando as células da memória, aumentando a atenção e os níveis intelectuais por ajudar o cérebro a trabalhar com mais clareza. É conhecido por manter a juventude do corpo e da mente.

Este cogumelo promove a baixa dos níveis de açúcar no sangue, como já citado. Isto o torna um poderoso remédio natural para o diabetes. Combate também a obesidade que costuma trazer consigo um incontável número de problemas físicos e psicológicos.

O chá é utilizado ainda para combater problemas psicológicos como depressão e ansiedade.

Receita do chá de reishi

Mantenha o cogumelo submerso em água por uma noite para suavizar seu efeito. Ferva o cogumelo até que fique com a casca mais mole e depois o corte em pequenos pedaços fervendo-os novamente em 2 litros de água, – é importante lembrar que não se deve usar panelas de alumínio – ferva por uma ou duas horas evitando a vaporização com uma tampa. Após o período de fervura mantenha os pequenos pedaços de cogumelos dentro de um pote misturado com o líquido na geladeira. Esta quantidade deve durar 5 dias.

Consuma pouco e não mais de duas vezes ao dia. A qualquer reação adversa suspender o uso imediatamente. É importante ressaltar que todo tratamento natural deve ser acompanhado da supervisão de um médico ou profissional especializado.