Chá é capaz de ajudar você a parar de fumar de vez

Por Katharyne Bezerra em Saúde

De acordo com Ministério da Saúde, em uma publicação feita em 2015, o Brasil teve queda de 30,7% no índice de fumantes, durante nove anos de estudo.

Porém, mesmo com a diminuição os dados ainda preocupam os especialistas em saúde, tendo em vista que o governo teve que gastar R$ 41 milhões, entre 2013 e 2014, para comprar medicamentos utilizados no tratamento contra o tabagismo.

Por estas razões e levando em consideração os prejuízos causados à saúde dos fumantes, é preciso buscar alternativas eficazes contra o vício.

Chá é capaz de ajudar você a parar de fumar de vez

Foto: depositphotos

Frente a isso, saiba que é possível eliminar o tabagismo com o auxílio de ervas e de força de vontade do próprio paciente.

Os danos provocados pelo uso do cigarro

Os riscos proporcionados por este vício já são bastante difundidos, tanto que hoje até os próprios fabricantes de cigarro precisam alertar a população a respeito do uso contínuo deste produto.

Mesmo assim, é sempre importante lembrar os danos que o ato de fumar causa à saúde, provocados pela composição química do cigarro.

Sendo assim, a nicotina junto com o monóxido de carbono são responsáveis pelo surgimento de várias doenças, como a diabetes e o câncer de pulmão.

O monóxido e o dióxido de carbono, por sua vez, podem diminuir a resistência física do fumante. Enquanto isso, o tabaco é a substância que aumenta a pressão arterial e, consequentemente, aumenta os riscos de infartos.

Outro grande problema está no sistema imunológico, que fica fraco com o vício e acaba expondo ainda mais à saúde do paciente.

Receita de chá para acabar com o vício

A maioria das ervas desta receita pode ser facilmente encontrada em feiras livres e até mesmo cultivadas em casa. Com exceção da erva mulungu, que pode oferecer um certo trabalho para ser adquirida.

Contudo, também é possível encontrá-las em lojas de produtos naturais especializadas, tanto na própria cidade como na internet.

Ingredientes

  • Uma colher (de sopa) de tanchagem;
  • Uma colher (de sopa) erva-cidreira;
  • Uma colher (de sopa) de mulungu;
  • Um limão descascado e picado;
  • Um litro de água filtrada.

Modo de preparo e consumo

O primeiro passo é colocar a água no fogo e aguardar que o líquido chegue ao seu estado de ebulição. Logo em seguida, adicionar as ervas, em qualquer ordem, e o limão.

Após misturar todos os ingredientes, desligue o fogo e tampe o recipiente. Nesta etapa da produção, espere a infusão ficar pronta por 20 minutos e depois do tempo determinado, coe.

Depois de pronto, o chá que vai ajudar à eliminar o vício do cigarro deve ser ingerido sem o acréscimo de açúcar, mel ou adoçante.

A dica é tomar uma xícara em até cinco vezes por dia, de preferência em horários que você costumava fumar antes. O tratamento deve ser contínuo, por pelo menos, 45 dias.

Vale ressaltar que o principal ingrediente desta receita é a tanchagem, pois ela é responsável pela atenuação da nicotina, substância esta que alimenta o vício dos fumantes.