Chá é capaz de tratar o diabetes e controlar a pressão arterial

Por Katharyne Bezerra em Doenças, Saúde

Se você pensa que só é chá aquele feito com água e ervas, está na hora de você se atualizar e conhecer outras receitas um tanto inusitadas. Existem bebidas que além de saborosas, são fáceis de fazer, baratinhas e que ainda conseguem ajudar a saúde do corpo. Pensando nisso, o Chá Benefícios trouxe uma receita feita com amendoim, canela e outros ingredientes que vão ajudar a dar “aquele sabor” a mais nessa bebida. Mas antes, entenda melhor as propriedades e benefícios desses elementos.

Amendoim: a leguminosa aliada do coração

De acordo com uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), 75% dos brasileiros comem amendoim. Esse famoso parente do feijão é uma leguminosa encontrada na paçoca, no pé-de-moleque, entre outros. Mas, o que muita gentes desconhece, são os benefícios proporcionados por esse alimento essencialmente nutritivo.

Se consumido com cuidado, isto é, 30 gramas por dia, o amendoim por ser uma “mão amiga” para o emagrecimento. Como é durinho, demora a ser triturado na mastigação, esse tempo ativa o centro cerebral, responsável por controlar a saciedade, e faz com que a fome custe a voltar. Além disso, é rico em fibras, tardando para ser digerido e prolongando esse efeito.

Chá é capaz de tratar o diabetes e controlar a pressão arterial

Foto: Reprodução/ Site Yoki

É considerada também uma forte aliada do coração, tendo em vista que diminui o colesterol ruim (LDL), mantém as artérias saudáveis e assim afasta as doenças cardiovasculares. Essas ações benéficas são alcançadas graças a sua composição que é rica em fitosterol. Por possuir resveratrol, age como antioxidante, impedindo que o LDL forme placas enrijecidas nas artérias, evitando assim infartos e diminuindo a pressão arterial.

Além de tudo isso, é rico em potássio, magnésio, vitamina E e ômega-3, elementos essenciais para melhorar o funcionamento do cérebro, evitar cãibras e fortalecer os ossos.

Os benefícios da canela

Assim como o amendoim, a canela é um alimento muito nutritivo. Com suas propriedades, ela controla a diabetes e também trata problemas digestivos, como gases, diarreia e transtornos espasmódicos. Ainda combate infecções nas vias respiratórias, diminui a fadiga, melhora o ânimo e aumenta a resistência ao estresse.

Também atua como um aliado do coração, uma vez que os seus componentes conseguem combater o colesterol e melhorar a circulação. Um alimento amigo de quem deseja emagrecer, a canela diminui o apetite, reduz o acúmulo de gordura e ajuda a diminuir as calorias ingeridas em outras refeições ao longo de todo o dia.

Canela é ainda uma forte fonte de proteína, fibra, vitaminas A e C, cálcio e ferro.

Receita do chá de amendoim com canela

Ingredientes

  • 200 gramas de amendoim torrado;
  • Uma pitada de canela;
  • Um litro de leite desnatado;
  • 250 ml de água filtrada.

Modo de preparo e consumo

Em uma panela grande, leve o leite desnatado ao fogo e, logo em seguida, adicione a canela. Quando ele já estiver levantando fervura, desligue o fogo. Enquanto alguém mexe os ingredientes do recipiente para não grudar no fundo da panela, bata no liquidificador o amendoim. Logo após, coloque metade do pó da leguminosa junto ao leite e o que sobrar bata novamente com a água por aproximadamente três minutos.

Para finalizar, misture todos os ingredientes e deixe ferver por cinco minutos. O chá está pronto para ser servido. A dica é você tomar ainda quente.