Chá gelado para refrescar e prevenir o envelhecimento

Por Natália Petrin em Degustação

Durante o verão devemos aumentar em muito a quantidade de líquido ingerido, mas isso todo mundo já sabe, né? O que muita gente não sabe é que, além de hidratar e de refrescar, o consumo de algumas bebidas traz muitos outros benefícios para a saúde.

Chá gelado e seus benefícios

Uma excelente opção para quem deseja sabor na hora de se refrescar nos dias quentes, é o chá gelado. Este, em suas inúmeras versões, apresenta muitos benefícios como a presença de flavonoides e antioxidantes. A presença de antioxidantes faz com que o chá gelado ajude a prevenir o envelhecimento da pele, mantendo-a mais saudável, jovem e bonita.

Além disso, alguns chás que podem ser consumidos gelados, trazem benefícios como o aumento do metabolismo, prevenção ao câncer, aumento da imunidade, alívio do estresse e redução do mau-hálito, entre muitos outros que variam de acordo com as ervas usadas.

Chá gelado para refrescar e prevenir o envelhecimento

Foto: Reprodução

Como preparar?

Apesar de o chá gelado industrializado ser saboroso, suas propriedades e benefícios ficam cobertas pela quantidade de conservantes, corantes e outros produtos químicos que agregam sua composição.

Para aproveitar todos os benefícios, é importante que o chá seja feito por meio de infusão. Para isso, aqueça a água e deixe as folhas, cascas ou raízes nela por um período entre 3 e 5 minutos. Em seguida, deixe gelar e consuma.

Você pode adicionar limão e gelo para deixar ainda mais saboroso, além de aproveitar receitas diferentes envolvendo abacaxi e hortelã, por exemplo.

Receitas

Como um dos muitos exemplos de chá gelado que oferecem, além do frescor, muitos outros benefícios, vamos citar a receita do chá gelado de limão, abacaxi e hortelã.

Este, além de refrescar devido à presença da hortelã, age como um

Para preparar, você vai precisar de:

  • 1 limão cortado em 4 partes
  • 200 g de abacaxi cortado em cubos
  • Hortelã a gosto
  • Gelo picado
  • Adoçante a gosto
  • 150 ml de água

Em um recipiente, macere a hortelã e, em seguida, esprema duas partes do limão. Misture e então adicione o restante do limão e o abacaxi. Deixe descansar, acrescente o gelo e a água. Misture e sirva.

Além desta, você pode experimentar receitas mais simples, como a feita com sachês de chá preto. Confira:

Você vai precisar de:

  • 2 litros de água
  • 5 sachês de chá preto
  • Suco de um limão grande
  • Adoçante a gosto.

Aqueça a água em um recipiente e adicione os sachês. Aguarde até amornar e retire os sachês. Adicione o limão e adoce a gosto. Em seguida, adicione pedras de gelo e sirva.