Chá-mate: 7 motivos para tomar mais essa bebida

Por Katharyne Bezerra em Doenças, Emagrecimento, Saúde

O chá-mate é conhecido pela sua utilização no chimarrão, bebida tradicional no Sul do Brasil. O que pouca gente sabe são os benefícios que essa infusão traz para o organismo. Em lojas especializadas em produtos naturais ou em feiras livres, escolha as melhores folhas para preparar o chá e tome até um litro por dia. Siga esse tratamento e confira os benefícios na sua saúde.

Motivos para tomar o chá-mate

Chá-mate: 7 motivos para tomar mais essa bebida

Foto: Reprodução/ Food Network

1. Diminui o colesterol

Por possuir alcaloides e glicídios, o chá consegue interagir com a os ácidos biliares. Desta forma, ele é capaz de reduzir a absorção do colesterol ruim (LDL). De acordo com os especialistas da Universidade Federal de Santa Catarina, o consumo de, pelo menos, três doses diárias de 300 ml, pode diminuir em 13% as taxas do LDL.

2. Protege células

Sua ação antioxidante é responsável pela proteção que o chá desenvolve nas células, sendo capaz de preveni-las da degradação promovida pelos radicais livres. Assim previne doenças como o câncer e também ajuda a evitar o envelhecimento precoce.

3. Protege o coração

Chá mate pode evitar o acúmulo de gorduras nos vasos sanguíneos e assim previnem problemas inflamatórios. Além disso, a propriedade antioxidante presente na bebida também ajuda na prevenção de doenças cardíacas. Isso sem citar a própria ação de redução do colesterol, que por si só também protege o coração.

4. Estimula o cérebro

Xantinas e os polifenóis antioxidantes são substâncias presentes no chá. Elas têm a capacidade de proteger o cérebro, melhorar o desempenho cerebral e retardar o envelhecimento deste órgão, retraindo a oxidação dos neurônios.

5. Facilita a digestão

O chá-mate se torna um combo de benefícios ao sistema digestivo, isso porque auxilia na liberação dos sucos gástricos, à exemplo da bile, facilitando o processo digestivo. Também tem ação diurética, ajudando a eliminar as toxinas maléficas ao organismo e que dificultam a perda de peso.

6. Ajuda no emagrecimento

Acelera o metabolismo através de sua ação termogênica, o que aumenta consideravelmente o gasto de calorias. Além disso, queima o excesso de gordura localizada, pois tem ação lipolítica.

7. Protege o fígado

A doença que recebe o nome de esteatose hepática é caracterizada pelo acúmulo de gorduras no fígado. Felizmente, esse problema pode ser revertido com o uso do chá, tendo em vista que ele pode auxiliar na queima dessa gordura.