Chá mate age forte no combate ao colesterol

Por Nayla Georgia em Doenças, Plantas

O colesterol alto é um problema que acomete muitos brasileiros, pacientes esses que necessitam estar sempre de olho no que comem para manter os níveis controlados. Alguns alimentos, entretanto, têm a capacidade de diminuir e controlar o colesterol, sendo o chá-mate um ótimo aliado. Essa bebida já é bastante conhecida na região Sul do país, porém, está cada vez mais sendo introduzida no dia a dia de todo território brasileiro.

Chá mate e suas propriedades gerais

Produzido a partir da erva mate tostada, o chá tem história. Desde épocas pré-colombianas o chá mate é produzido nos territórios da Argentina, do Paraguai e do Brasil. Entre os nutrientes encontrados na erva, as metilxantinas (teobromina e cafeína), os compostos fenólicos, saponinas e flavonoides estão em destaque. Estes servem para melhorar o desempenho atlético e cognitivo, estimulam a queima de gordura, são antioxidantes, ajudam no combate ao diabetes e são ótimos anti-inflamatórios, ajudando, assim, na redução do colesterol.

A bebida ainda tem uma ótima concentração de vitamina B1 – que é excelente na manutenção das células que formam o cérebro -, manganês, magnésio, ferro, crômio, cobre, potássio, zinco e níquel. É possível ainda encontrar efeitos termogênicos na cafeína contida no chá mate, estimulando a queima de gorduras. O chá tem ação diurética, antioxidante e colerético.

Chá mate age forte no combate ao colesterol

Foto: Reprodução/ internet

Chá mate para o colesterol

Por ser rico em saponinas – que têm efeito anti-inflamatório – o chá mate contribui positivamente na diminuição do colesterol total e do colesterol ruim (LDL). Juntamente com os compostos fenólicos – que têm efeito antioxidante -, as saponinas conseguem bloquear a absorção do colesterol no intestino delgado, inibindo também a síntese dele no fígado.

Em pesquisa, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) constatou que após 40 dias de consumo de aproximadamente um litro do chá mate diariamente em pessoas com dislipidemia (doença que altera os níveis de gordura no sangue) apresentaram resultados bastante interessantes para não fazerem uso de medicamentos para a doença. Cerca de 4,6% do colesterol total e 8,6% do colesterol ruim tinham sido diminuídos.

Como consumir?

Para preparar o chá mate, basta deixar algumas folhas em infusão com água quente – prefira água filtrada. Para preparar um litro da bebida, utilize 20 gramas das folhas da erva mate tostada. Leve a mistura ao fogo e, assim que começar a ferver, desligue o fogo e deixe em infusão por cinco minutos. Tome três xícaras de chá antes ou durante as principais refeições. A erva mate pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Cuidados no consumo

Evite sempre o excesso! Por ser rico em cafeína, o chá mate tomado em grandes quantidades pode causar insônia, ansiedade, taquicardia e até mesmo gastrite, pois aumenta a secreção gástrica. Pessoas com azia e sensibilidade à cafeína, ou problemas de insônia, devem evitar o consumo da bebida. Prefira usar o chá mate como tratamento somente depois de conversar sobre o assunto com seu médico.