Chá mate – benefícios desta erva emagrecedora

Por Wanessa Galvão em Emagrecimento, Plantas

Em meio a muitos chás cheios de benefícios à saúde que estão sendo divulgados atualmente o tradicional chá mate ainda consegue se destacar. Muito consumido nas regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil, o chá é a matéria prima do chimarrão e do tererê, e tem como características o sabor levemente amargo e propriedades medicinais que ajudam o combater a formação de placas de gordura que causam os infartos, além de ajudar a diminuir a barriguinha.

Sobre a erva

Chá mate - benefícios desta erva emagrecedora

Foto: Reprodução

A erva mate, de nome científico Ilex Paraguariensis, é uma árvore muito sensível ao sol, originária da América do Sul, mais especificamente do Paraguai. Ela possui caule cinza, folhas ovais, dá frutos pequenos de cor vermelho-arroxeado e pode chegar a 12 metros de altura ao atingir a maturidade.

O consumo do chá mate é forte também em outros países, a Argentina é o maior produtor de erva mate, que conta com 174 mil hectares cultivados, exporta a erva para diversos países como Síria, Líbano, Arábia Saudita e China.

Sobre os benefícios

Já foi comprovado cientificamente que o chá mate é rico em vitaminas A, B1, B2, B6, C e E, além de conter grande quantidade de proteínas e minerais como cálcio e potássio.

É grande também a concentração de flavonoides no chá de erva mate, isso evita a oxidação acelerada das células do corpo.

São encontradas no chá mate substâncias que impedem a ação dos radicais livres no sangue, e são os radicais livres os grandes vilões por trás dos infartos. Eles oxidam as moléculas do mau colesterol, conhecido como LDL, transformando elas em placas de gordura que logo se fixam na parede das artérias, provocando os infartos.

Seu poder para quem deseja emagrecer

Emagreça tomando o chá mate

Foto: Reprodução

Além de evitar a formação de placas de gordura o chá mate também impede a absorção do LDL presente nos alimentos, por isso estudos recentes mostram que a o chá é um ótimo parceiro na hora do emagrecimento, uma vez que ele evita que o corpo acumule gordura. Mas para sentir esse efeito é necessário consumir no mínimo um litro de chá por dia, tomando sempre uma xícara dele 15 minutos antes de cada refeição.

Quando consumida em forma de chá, a erva mate ganha propriedades diuréticas, outro fator que emagrece. Ela evita que o corpo acumule líquidos desnecessários e evita que você fique se sentindo “inchada”.

Cuidados

O chá mate possui cafeína assim como os refrigerantes de cola e o café, por isso funciona como estimulante e é indicado nos momentos de fadiga e de estados depressivos. O consumo deve ser feito com cuidado, e gestantes e pessoas com graves problemas cardíacos só devem consumir o chá após autorização médica.