Conheça o chá natural que serve como antibiótico

Por Katharyne Bezerra em Plantas

Quando estamos com alguma infecção e procuramos um médico, raro é ele não passar aquela lista de remédios classificados como antibióticos. Esses medicamentos servem para combater bactérias responsáveis por alguma doença no nosso organismo.

Infelizmente, alguns antibióticos são caros e ainda podem nos deixam suscetíveis a efeitos colaterais, além de não conseguir, por vezes, acabar com as bactérias e fazer com que elas evoluam e fiquem resistentes a esses remédios. Porém, para a felicidade dos consumidores, alguns alimentos podem ser considerados como antibióticos naturais. Neste artigo vamos conhecer suas propriedades.

Antibióticos naturais

Alho

Engana-se quem acha que o alho só serve para preparação e cozimento de alimentos. Essa planta possui propriedades que ajudam a combater algumas doenças infecciosas. Ele tem sido utilizado com essas finalidades e não é de hoje, pois foi protagonista no tratamento da peste negra e prevenia a gangrena em soldados nas guerras, além de ser usada como anti-séptica, evitando infecções em ferias.

Conheça o chá natural que serve como antibiótico

Foto: Reprodução/ internet

Apesar desses benefícios, o alho também é capaz de auxiliar na imunidade de pessoas já adoentadas e pode ser incluído nas refeições de quem deseja aumentar ainda mais o sistema imunológico, evitando assim várias doenças.

Gengibre

Quando estamos resfriados ou gripados, geralmente, as mães mandam mastigar ou um pedaço de gengibre ou uma bala com essa especiaria nos ingredientes. Pois saibam, que a pesar do gosto forte, o gengibre tem o poder anti-inflamatório e é uma aliado para quem deseja se livrar de doenças provocadas por bactérias.

Além disso, o gengibre elimina a congestão nasal, melhora dores na garganta e alivia as que afetam as articulações.

Própolis (Mel)

Assim como o gengibre, o mel pode ser usado na luta contra gripes e resfriados, além de asmas, bronquites e constipações. Outras doenças causadas por bactérias também podem ser tratadas com sucesso fazendo o uso do própolis. Rico em ferro, potássio, cálcio e outras propriedades o mel é um ótimo agente para diminuir radicais livres e evitar outras doenças degenerativas.

Receita de antibiótico natural

Se o alho, o gengibre e o mel isolados são bons remédios naturais, imagine todos eles juntos em uma só receita? Para potencializar os efeitos positivos dessas especiarias você irá precisar de:

  • Quatro dentes de alho;
  • Um pedaço pequeno de gengibre picado ou ralado;
  • Um limão;
  • Duas colheres de sopa de mel de eucalipto;
  • Um litro e meio de água.

Em uma panela coloque a água, o gengibre e o alho para ferver por cerca de 10 minutos. Após o tempo determinado, desligue o fogo, coloque metade de um limão cortado em rodelas e tampe, esperando por cinco minutos. Enquanto isso, esprema a outra metade do limão e misture as duas colheres de mel.

Depois coe a substância da fervura e misture tudo e tome. O indicado é tomar o chá duas vezes por dia, dê preferência a manhã e a noite. Feito isso, os resultados surgiram em pouco tempo.

Importante lembrar também, que toda receita deve ser acompanhada por algum médico. Ao sentir sintomas de qualquer doença, o médico deverá ser procurado.