Chá ou café: Qual é mais saudável beber durante o inverno?

Por Ana Ligia em Saúde

É normal no inverno procurarmos manter nossos corpos aquecidos através das bebidas. O café e o chá já são populares nas casas dos brasileiros e ficam ainda mais nas épocas das baixas temperaturas. Mas qual deles é o mais saudável e indicado?

Benefícios do café

O café já foi visto pela medicina como um grande vilão para a saúde. Mas isso já foi desmistificado e comprovado que seu consumo com moderação (como tudo na vida) pode ser um ótimo ingrediente para uma vida saudável.

Além de ser uma bebida leve, possuindo quase 0% de caloria, o café contém ácido fólico, fósforo, magnésio, manganês, e, obviamente, bastante cafeína. Ele pode ser um importante aliado para quem luta contra diabetes, diminui o risco de doenças no fígado, estimula a memória, proporciona energia ao corpo e ajuda no retardamento do envelhecimento celular.

Chá ou café: Qual é mais saudável beber durante o inverno?

Foto: Depositphotos

Benefícios do chá

Não é nenhuma novidade que lista dos bens que o chá traz ao corpo é enorme. Dependendo da erva, seus benefícios podem ir desde combate ao câncer a dores de modo geral. Alguns ainda servem como calmantes e outros proporcionam energia ao corpo.

Quem ganha essa disputa?

A quantidade ideal de cafeína que o organismo precisa consumir é algo em torno de 400 mg, o que, dependendo do recipiente, resulta em três xícaras de café.

Já para atingir essa meta de cafeína a partir do chá, seria necessário, pelo menos, oito xícaras da bebida. Sendo assim, o café ganha a disputa como a bebida mais ideal para ser consumida durante o inverno. Aposto que por essa você não esperava!

Mas para que a bebida se mantenha saudável, dispense o uso de açúcar e leite no café. A bebida tem que ser tomada de forma mais natural possível, caso contrário pode vir a surgir efeitos talvez nem tão saudáveis o quanto se prometeu.