Chá para baixar glicose

Por Débora Silva em Doenças

A glicose é um carboidrato e uma das principais fontes de energia do corpo humano, sendo um dos produtos da fotossíntese. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é o responsável por garantir a entrada da glicose nas células, controlando a quantidade do carboidrato no sangue e a entrada do mesmo nas células. Quando ocorre uma disfunção na produção e na eficiência do hormônio insulina, o indivíduo pode desenvolver diabetes.

Por que a glicose aumenta?

A insulina, hormônio produzido no pâncreas, é necessária para que a glicose entre nas células, fornecendo energia para o funcionamento adequado do organismo. Quando há alguma disfunção com a insulina (falta do hormônio, quando ela não age corretamente ou quando está sendo bloqueada), a glicose não entra devidamente nas células e permanece no sangue, o que provoca a glicemia.

O aumento do açúcar no sangue é denominado hiperglicemia, sendo caracterizado por sintomas como cansaço, visão turva, aumento no volume de urina, sede e outros.

Ao ser diagnosticado com os níveis de glicose no sangue mais altos do que o normal, o indivíduo deve tomar alguma medida no sentido de reverter o quadro, podendo haver a necessidade de tomar injeção de insulina.

Chá para baixar glicose

Foto: Reprodução

Como baixar a glicose?

Para evitar os picos de glicose no sangue, é fundamental ter atenção aos hábitos alimentares e incluir a prática de exercícios físicos na rotina. Dormir o necessário, evitar a ingestão de doces e as situações de estresse também são medidas recomendadas para baixar a glicose.

Existem aqueles casos em que os níveis de glicose no sangue não estão altos o suficiente para tomar medicação. E nestes casos, como proceder? Além das medidas descritas anteriormente, o indivíduo pode fazer uso de um chá que promete baixar os níveis de açúcar no sangue.

Receita de chá para baixar glicose

Esta receita de chá utiliza três ervas que ajudam no controle dos níveis de açúcar no sangue. Confira a seguir algumas propriedades das três ervas:

  • Pata de vaca: Devido às suas propriedades medicinais, a pata de vaca estimula o funcionamento do pâncreas, o que auxilia no aumenta da produção de insulina;
  • Graviola: Além de auxiliar no tratamento da diabetes, a graviola também ajuda a reduzir o colesterol e no processo de emagrecimento;
  • Ipê roxo: As propriedades medicinais desta planta foram comprovadas por estudos científicos.

Ingredientes:

– 1 colher (sopa) de pata de vaca;
– 1 colher (sopa) de graviola;
– 1 colher (sopa) de ipê roxo;
– 1 litro de água.

Modo de preparo:

Acrescente as ervas e a água em uma panela de tamanho médio e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e mantenha abafado por 10 minutos. Após este período, coe o chá e pronto, ele estará pronto para ser consumido.

A posologia é de três a quatro xícaras do chá morno ou frio durante o dia.

Precauções

Este chá para baixar glicose não substitui a medicação para controle da diabetes e o uso do tratamento natural deve ser debatido com o médico.