Chá para o tratamento da sinusite

Por Agnes Rafaela em Doenças

A sinusite é um problema caracterizado pela inflamação das mucosas da região do crânio composta por cavidades ósseas ao redor do nariz (os seios da face) e das maçãs do rosto e olhos. Os seios da face são responsáveis por dar ressonância à voz, pois, aquecem o ar que é inspirado e reduzem o peso do crânio, acabando por dar sustentação a ela.

O revestimento dessa área é feito por uma mucosa semelhante à do nariz, que é farta de glândulas produtoras de muco e também cobertas por cílios com intenso movimento vibrátil, sendo estes condutores dos resíduos que se fixam ao muco, levando-os à área superior do nariz para então eliminá-los.

Chá para o tratamento da sinusite

Foto: Reprodução

Alterações que possam impedir o fluxo permanente da secreção mucosa, processos alérgicos e infecciosos em geral promovem a inflamação da região mucosa e fixação de germes, esses aspectos podem preestabelecer um problema de sinusite. Estas por sua vez podem ser de dois tipos, apresentando diferentes sintomas.

A sinusite aguda é acompanhada por dores na cabeça e no seio da face que está comprometido, a dor pode ser pulsátil ou se assemelhar à sensação de peso na cabeça. Em geral ocorre a obstrução nasal e existe secreção amarelada ou até esverdeada, em alguns casos podem ser sangrentas. Outros sintomas que podem estar associados são: cansaço, coriza, dores musculares, febre, tosse e perda de apetite.

Já a sinusite crônica apesar de acompanhar os mesmos sintomas, costuma ter grande variação de intensidade e ter ausência das dores nos seios da face e da febre. Em contrapartida, a tosse costuma ser o sintoma mais predominante, sendo geralmente noturna e aumentando a intensidade quando a pessoa se deita.

Recomendações

  • Diluir a secreção para que ela seja eliminada com facilidade;
  • Beber bastante líquido (pelo menos 2 litros de água por dia) e gotejar solução salina nas narinas (de 2 a 3 gotas) durante o dia;
  • Fazer inalações com solução salina ou soro fisiológico, pois facilitam na eliminação das secreções;
  • Evitar o ar condicionado, pois este resseca as mucosas e impedem a drenagem da secreção, além de poder disseminar agentes contaminantes;
  • Procurar um médico.

Chá para combater sintomas da sinusite

Ingredientes:

  • 1 xícara cheia de água
  • ½ colher de sopa de boldo do Chile
  • ½ colher de sopa de tanchagem

Modo de fazer:

  1. Colocar a água para ferver;
  2. Colocar as ervas numa garrafa térmica e adicionar a água;
  3. Deixar por 15 minutos;
  4. Coar e beber nos momentos em que a crise atacar.