Chá preto ajuda a tratar aftas

Por Natália Petrin em Doenças

O chá preto possui poderes antioxidantes, além de ser um termogênico que ajuda no emagrecimento e no combate ao envelhecimento precoce da pele. Mas você sabia que, além de ser um excelente emagrecedor, ele ainda pode ajudar no tratamento das aftas?

Aftas

As aftas são afecções na boca que causam muita dor e incomodo que normalmente são desencadeadas pela ingestão de alimentos muito condimentados, pelo aumento da produção de ácidos no estômago, além de fatores genéticos e falta de vitamina B, ferro e ácido fólico. O chá possui ainda o tanino, que é uma substância que possui ação adstringente, que ajuda a aliviar a dor, além de acelerar a cicatrização. No entanto, as aftas podem ser causadas ainda por uma simples mordida que a gente dê na parte interna da bochecha ou na língua.

Chá preto ajuda a tratar aftas

Foto: Reprodução

Chá preto – Propriedades

O chá preto possui propriedades que ajudam na digestão, na hidratação do corpo, além de atrasar o envelhecimento precoce. Além disso, ajuda a diminuir o apetite, especialmente quando é consumido quente ou morno, dando conforto no estômago. O chá acelera também o metabolismo, motivo pelo qual é muito consumido por quem busca o emagrecimento. No entanto, é importante que seja consumido junto a uma dieta equilibrada. A bebida é rápida e eficaz no tratamento de aftas, pois possui propriedades que ajudam a aliviar a dor e promover o processo de cicatrização. Aplique três vezes ao dia até o desaparecimento total das aftas.

Receita

Prepare o chá com 200 ml de água e dois sachês de chá preto. Coloque a água em uma caneca e adicione os saquinhos de chá. Deixe descansar por um ou dois minutos e aplique os saquinhos embebidos em água sobre a afta e deixe agir por um período entre 10 e 15 minutos.

Tratamento

Normalmente, as aftas demoram aproximadamente 1 ou 2 semanas para desaparecer totalmente. Se o aparecimento é recorrente, no entanto, é importante que você consulte um médico para realizar exames que identifiquem a causa, para melhor tratamento. Além disso, caso as aftas demorem mais do que duas semanas para desaparecer, o médico também deve ser consultado.