Chá preto – Descubra seus efeitos e benefícios para perda de peso

Por Nayla Georgia em Emagrecimento, Plantas

Mais um “filho” da Camellia sinensis, o chá preto é extraído das folhas dessa árvore que também é matéria-prima dos chás verde, amarelo, branco, vermelho e vários outros. No caso do chá preto, ele se diferencia dos demais pela diferença em seu processo de fermentação. É nesse processo que as folhas são completamente oxidadas, deixando-as com um tom mais escuro e sabor mais forte. A cafeína nesse chá é encontrada em maior quantidade que nos seus “irmãos”, por isso ele deve ser tomado com um pouco mais de atenção. Conheça os seus benefícios e propriedades a seguir!

Chá preto - Descubra seus efeitos e benefícios para perda de peso

Foto: Reprodução

Propriedades do chá preto

  • Antioxidante
  • Anticolesterol
  • Anticancerígeno
  • Antiobesidade
  • Rejuvenescedor
  • Hipoglicemiante

Benefícios desse chá

O chá preto tem vários benefícios semelhantes aos seus irmãos (verde, branco, amarelo, etc.). Ele contém polifenóis, antioxidantes, que protegem o organismo da ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. É também eficiente na otimização da imunidade no organismo, protegendo de várias doenças, incluindo o câncer. O chá ajuda no combate à pressão alta, ainda evita a disfunção vasomotora do endotélio nos pacientes que têm complicações na artéria coronária, logo, é um redutor da possibilidade de doenças cardiovasculares. Encontram-se também nesse chá os minerais potássio e magnésio, que fortalecem os nervos e músculos. Já a cafeína encontrada no chá se apresenta em grande quantidade, servindo como estimuladora da memória e do desempenho diário do cérebro. Na bebida há também o flúor, que protege os dentes de cáries.

Ele emagrece!

Chá preto emagrece!

Foto: Reprodução

Quem se preocupa em emagrecer pode incluir o chá preto no cardápio diário, pois ele promete ser eficiente no processo de emagrecimento. Quando bebido puro, suas calorias são muito poucas (100 ml só tem 1 caloria) e ainda estimula o metabolismo, fazendo com que as gorduras sejam queimadas mais rapidamente.

Além de tudo ele desincha o corpo, já que trabalha de forma diurética eliminando os líquidos retidos.

A melhor hora de tomar o chá preto

Os nutricionistas descobriram que a melhor hora para beber o chá preto seria depois das refeições. Isso é devido ao fato de que o chá ajuda a controlar a absorção dos açúcares e das gorduras. Assim ele ajuda no controle da glicemia, do colesterol e também queima as gorduras, favorecendo quem está de dieta para emagrecer. Vale ressaltar que todo chá ingerido depois das refeições pode prejudicar a absorção de certos minerais, porém isso acaba sendo pouco importante, pois os benefícios do chá são muito maiores.

Tenha atenção!

Embora seja cheio de benefícios, o chá preto não deve ser bebido em excesso. Por ser rico em cafeína, pode acabar dando insônia e agitação. O melhor a fazer é sempre pedir a opinião do seu nutricionista para saber qual a melhor forma de utilizar o chá para o seu caso.