Chá preto para tingir os cabelos. Aprenda como fazer

Por Katharyne Bezerra em Beleza

O chá preto é uma das bebidas mais conhecidas por quem deseja perder peso utilizando-se de métodos naturais.

Ele acelera o metabolismo, graças a cafeína presente em sua composição, o acúmulo de gordura é eliminado com mais eficácia.

Além disso, a bebida ajuda à combater os radicais livres, células maléficas que atuam contra o sistema cardiovascular e a saúde da pele.

Chá preto para tingir os cabelos. Aprenda como fazer

Foto: depositphotos

Todos estes benefícios podem ser somados à uma nova utilização empregada ao chá preto, a de tingir os cabelos.

Se você deseja ter as madeixas mais escuras ou se quer dar aquele “chega pra lá” nos terríveis fios brancos, a dica é apostar neste elemento natural que tem atuado com eficácia neste procedimento.

Pintar o cabelo com chá preto

O primeiro passo é preparar no fogo o chá preto, que dependendo do tamanho do cabelo vai precisar ser em grandes quantidades.

Por exemplo, dois litros é uma boa opção para quem tem madeixas médias. Já para as pessoas que possuem longos fios a quantidade deve ser um pouco maior, de cinco a seis litros de chá.

Outro aspecto importante é com relação à proporção da erva no líquido, tendo em vista que a bebida precisa ficar forte para ter bons resultados. Sendo assim, adicione duas colheres (de sopa) das folhas de chá preto para cada litro de água utilizado na receita.

A água vai para o fogo e depois de fervida, deve ser retirada do fogão. Em seguida, as ervas são colocadas e o recipiente precisa ser tampado. Aguarde por aproximadamente 20 minutos e com a bebida ainda morna comece o tingimento dos fios.

Para facilitar o procedimento, use um recipiente grande para impedir que o chá despejado na cabeça escorra para o ralo, tendo em vista que ele pode ser reaproveitado na mesma aplicação.

Desta forma, despeje o líquido nos cabelos e massageie as madeixas ao mesmo tempo. Continue a realizar esta atividade durante 10 minutos, sempre reaproveitando o chá já utilizado.

Depois do tempo determinado, deixe a solução agir nos cabelos por 15 minutos. Caso queira um tom ainda mais escuro, você pode esperar por mais algum tempo, só não ultrapasse meia hora.

Em seguida, enxágue a madeixa com água morna e utilize uma toalha para enxugar os fios. A dica é utilizar um pano antigo, pois o chá preto ao ser retirado pode manchá-lo.

Você pode repetir este procedimento semanalmente, pois como não se trata de produtos químicos a durabilidade é menor. Contudo, por ser um elemento natural não danifica e nem resseca os fios, como as químicas fazem.