Chás anti-inflamatórios

Por Natália Petrin em Doenças

As inflamações, também conhecidas como processos inflamatórios, são partes do sistema imunológico que agem como respostas do organismo contra uma infecção ou lesão, e seu objetivo é destruir os agentes agressores. Suas causas são diversas, podendo envolver a ação de bactérias, vírus, parasitas, venenos, traumatismos, entre outros. Os principais sintomas de uma inflamação são calor, vermelhidão ou rubor, inchaço ou edema e dor. Esses sinais, chamados sinais cardinais, estão presentes principalmente em inflamações agudas.

Chás anti-inflamatórios

Foto: Reprodução

Como tratar?

As inflamações podem ser tratadas com corticoides ou anti-inflamatórios, que tem como ação reduzir o desconforto gerado pela inflamação. Além disso, alguns chás com substâncias de ação anti-inflamatória podem ser úteis no combate a esse mal. Confira abaixo algumas receitas de chás anti-inflamatórios.

Chá da entrecasca da unha de gato

Com poder de ação em dores musculares agudas, articulares, ou provenientes de artrite e artrose, o chá da entrecasca da unha de gato pode ser preparado em casa. O consumo desse chá é contraindicado para mulheres grávidas ou em fase de lactação e para crianças. Além disso, o consumo não deve ser feito por pacientes que tenham ou que vão receber transplantes de órgãos, enxertos de pele, terapia de imunossupressão, que estejam com quadro de tuberculose, enfermidade autoimune, sejam usuários de hipotensivos e pacientes hemofílicos. Para preparar, use a proporção de uma colher de café de entrecasca da unha de gato para cada xícara de água. Tome de duas a três vezes ao dia.

Chá de limão, mel e gengibre

O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias com ação eficaz contra tendinite, dores de garganta, musculares, articulares, de artrite ou artrose e até mesmo contra dores de dente. O chá de gengibre não possui contraindicações nem efeitos colaterais. Para prepará-lo, use a proporção de um limão, uma colher de mel e 5cm de gengibre descascado para cada litro de água. Coloque a água e o gengibre em uma panela e deixe ferver. Desligue o fogo, adicione os outros ingredientes e consuma várias vezes ao dia.

Chá de cravo-da-índia e gengibre

Excelente no tratamento de males da garganta, o chá de cravo-da-índia e gengibre tem efeito anti-inflamatório, antisséptico, cicatrizante e analgésico. É muito eficaz no alívio de dores de dente e pode ser consumido várias vezes ao dia. O chá não possui contraindicações ou efeitos colaterais. O preparo pode ser feito com a proporção de 1g de cravo-da-índia e 1cm de gengibre para cada xícara de água fervente.

Chá de canela, erva-doce e semente de mostarda

A ação do chá envolve o combate às dores musculares relacionadas a exercícios pesados. É importante manter um estilo de vida saudável para que o chá faça efeito corretamente. Para o tratamento, é importante que o consumo seja feito diariamente na dose de uma xícara. Seu preparo obedece a proporção de uma colher de sopa de cada um dos ingredientes para cada xícara de água fervente.