Chás anticaspa: o método para eliminar as caspas definitivamente

Por Michelle Nogueira em Beleza, Saúde

Embora saibamos que a caspa não é um problema sério de saúde, ela com certeza causa bastante embaraço. Os seres humanos, assim como as cobras, descartam continuamente as camadas externas de pele morta. Quando essas células se desprendem do couro cabeludo muito rapidamente, ocorre a aparecimento da caspa.

Entre as várias causas possíveis, listam-se estresse, hiperatividade das glândulas sebáceas e dermatite seborreica – erupção pruriginosa e descamativa que pode afetar a face, o tórax e o couro cabeludo. Evidências sugerem que a caspa, muitas vezes, é causada pela proliferação de um fungo comum chamado pityrosporum orbiculare. O microrganismo se alimenta dos óleos cutâneos, o que pode explicar porque pessoas que tem cabelos oleosos costumam apresentar mais caspa.

Como se livrar da caspa?

Chás anticaspa: o método para eliminar as caspas definitivamente

Foto: Reprodução/ internet

Para eliminar esse incômodo, procure utilizar o shampoo certo. Procure aqueles que contêm sulfeto de selênio, alcatrão, cetoconazol ou piritiona de zinco. Você também pode preparar em casa uma solução para o couro cabeludo que previne fungos, causa frequente do distúrbio, e reduz aquela coceira terrível.

Lavagem com hidraste

Faça um enxágue anticaspa com hidraste, que contém berberina, um poderoso antibacteriano e antifúngico. Cubra duas colheres de chá da raiz fatiada com uma xícara de água fervente. Deixe em infusão, coe e aguarde esfriar. Use para enxaguar os cabelos sempre que quiser.

Chá de alecrim

O chá de alecrim combate bactérias e fungos, e é muito mais fácil de encontrar do que o hidraste. Misture uma xícara de água fervente com uma colher de chá de alecrim fatiado. Deixe descansar por alguns minutos e depois coe. Use esse líquido para enxaguar os cabelos 1 vez por dia. Se notar algum tipo de irritação na pele, procure trocar por outro remédio.

Chá de folhas de louro

Outro bom enxágue anticaspa pode ser feito com o chá de folha de louro. Jogue um punhado das folhas esmagadas em um litro de água bem quente, cubra e deixe em infusão por, em média, 20 minutos. Coe, espere esfriar e aplique. Pode deixar agindo no cabelo por uma hora antes de enxaguar.

Quando devo procurar um médico?

No geral, a caspa responde ao auto tratamento.  Por isso, aguarde os remédios caseiros ou os shampoos anticaspa agirem por duas semanas. Procure o médico se não houver melhora, ou se sentir coceira intensa, e se o couro cabeludo se apresentar avermelhado e irritado.

Também é bom ouvir a opinião do médico se perceber escamas grossas, crostas amareladas ou manchas vermelhas na linha de implantação dos cabelos no pescoço. Esses sintomas sugerem dermatite seborreica, condição que requer supervisão médica e tratamento adequado.