Chás capazes de acelerar seu metabolismo

Por Gabriely Araujo em Emagrecimento

Muitos alimentos que possuem propriedades emagrecedoras têm a capacidade de acelerar o metabolismo, mas você sabe o porquê disso ser tão bom? O metabolismo é a capacidade de transformar as calorias em energia e a velocidade com que ele faz isso é decisiva para o emagrecimento. O tempo que leva esse processo é geralmente determinado geneticamente, mas alguns chás podem dar uma mãozinha e ajudar você a perder mais rápido os quilinhos indesejados.

O metabolismo

Quanto mais rápido o corpo transforma calorias em energia, mais rápido essas calorias podem ser gastas pelo corpo. Ao contrário do que muitos pensam não basta apenas se encher de salada ou comer pouco, o metabolismo acelerado é muito importante para a eficácia de uma dieta ou reeducação alimentar. As atividades físicas também são muito importantes, pois elas fazem o corpo ganhar massa muscular e quanto mais músculos mais rápido se torna o metabolismo, e por sua vez mais calorias são queimadas até mesmo com atividades comuns.

Alimentos como castanha-do-pará, pimenta e frutas cítricas ajudam a dar mais velocidade ao metabolismo, assim como alguns hábitos: malhar, não pular refeições, dormir 8 horas por dia.

Chás que aceleram o metabolismo

Chás capazes de acelerar seu metabolismo

Foto: Reprodução

Os chás mais indicados para ajudar o metabolismo a trabalhar com mais rapidez são o chá verde, o chá de gengibre e o chá de canela, eles fazem parte da categoria dos alimentos chamados termogênicos, que aumentam a temperatura interna corporal. Mas para que os chás realizem o efeito desejado é necessário que eles sejam consumidos no dia em que foram feitos e ingeridos com regularidade, no mínimo três vezes ao dia, diariamente.

  • Chá verde – Esse chá já é conhecido das pessoas que procuram perder alguns quilinhos extras, mas poucos sabem que ele também tem a capacidade de acelerar o metabolismo. Além disso, ele reduz a absorção de açúcar pelo organismo e diminui a vontade de comer carboidratos. Para fazer: Ferva 250 ml de água e despeje numa caneca, acrescente duas colheres de chá da erva seca, tampe e só beba após cinco minutos.
  • Chá de gengibre – Ele aumenta o metabolismo em cerca de 20%. Também pode ser ingerido cru, refogado e batido em sucos naturais. Para fazer: Coloque 750ml de água filtrada em uma panela, acrescente 10 gramas de gengibre cortado em pedaços pequenos e leve a panela ao fogo. Deixe a mistura ferver por 15 minutos, desligue o fogo, coe e beba morno.
  • Chá de canela – A canela melhora a circulação e aumenta a temperatura interna do corpo, queimando mais calorias. Para fazer: Em uma caneca coloque uma canela em pau e cubra com água previamente fervida. Beba quando estiver morno.
  • Chá de gengibre + canela – Potencialize o efeito dos dois chás unindo-os. Para fazer: Em uma panela coloque um litro de água e leve ao fogo. Assim que levantar fervura acrescente 2 paus de canela e 2 rodelas de gengibre. Deixe ferver por três minutos e desligue o fogo.  Beba morno ou gelado.