Chás capazes de tratar a amidalite

Por Katharyne Bezerra em Doenças

Amidalite é uma doença que afeta a garganta das pessoas. A doença apresenta dores de garganta simples, pois é provocada pela ação de bactérias, vírus ou por ambos ao mesmo tempo.

Para ser diagnosticado com esse problema, o paciente deve apresentar os seguintes sintomas: incômodo na garganta, dificuldade de engolir até saliva, perda de apetite e, em caso extremos, o médico pode observar pus nas amídalas.

É importante que o indivíduo procure um médico assim que sentir os primeiros sinais. O tratamento passado pelo médico pode ser intensificado com outros paralelos e naturais que você confere aqui.

Entretanto, antes de tomar a iniciativa, pergunte ao especialista se há algum problema.

chas-capazes-de-tratar-amidalite

Foto: depositphotos

Receitas de chá para tratar amidalite

1. Chá de gengibre

O chá feito com gengibre possui propriedade antimicrobianas, o que pode ajudar no tratamento de uma amidalite provocada pela ação de bactérias.

A forma de preparo desse chá é bem simples, mas é preciso utilizar outros ingredientes além desta raiz. Use uma xícara de água filtrada, metade de um limão, uma colher (de chá) de mel e uma de mesma proporção de gengibre em pó.

Ferva a água e em seguida adicione o gengibre. Mexa bastante e já acrescente o sumo da metade do limão. Continue mexendo a bebida, depois passe-a na peneira e finalize adoçando com o mel.

Você pode usar o chá de duas maneiras, ingerindo ou fazendo gargarejos. Em qualquer situação, repita o procedimento três vezes ao dia. Com o líquido quente o quanto possa suportar.

 2. Chá preto

Esta bebida possui em sua composição flavonoides e taninos. Aliadas, essas duas substâncias conseguem atenuar os casos de amidalite.

Isso porque o primeiro elemento é capaz de matar as bactérias, por isso se esta for a causa da doença este chá pode ser muito útil.

Já no caso dos taninos, estes são eficazes na eliminação de muco que existe por trás da garganta, condição comum deste problema de saúde.

Para preparar o chá, basta usar duas colheres (de sopa) da erva e um litro de água. Primeiro coloque o líquido para ferver e após este alcançar ebulição, desligue o fogo. Em seguida, acrescente as folhas e tampe o recipiente.

Aguarde por até 10 minutos a infusão, coe e sirva. O ideal é consumir até duas xícaras por dia. Lembre-se de dar preferência aos horários diurnos, para que a bebida não atrapalhe o sono, uma vez que ela possui cafeína.

3. Chá verde

Da mesma forma que o chá preto, também possui flavonoides. Desta forma, tem ação semelhante ao ser consumido. A forma de preparo também segue a anterior, com a diferença apenas nas ervas. Com relação ao consumo, este pode ser feito da mesma maneira, uma vez que o chá verde possui cafeína em sua composição.