Chás caseiros para acabar com os gases

Por Wanessa Galvão em Outros

Todos nós produzimos gases intestinais diariamente, mas quando eles se tornam muito frequentes e incomodam com seu cheirinho nada agradável está na hora de regular o que se está comendo. Isso porque a maioria das pessoas que sofrem com gases intestinais em excesso deve isso à má alimentação.

Chás caseiros para acabar com os gases

Foto: Reprodução

O aumento no número de gases pode surgir devido a herança genética, a prisão de ventre, a intolerância do organismo a alguns alimentos como leite, derivados de leite e produtos com glúten, e ao consumo frequente de alimentos que fermentam nos intestinos.

O feijão, a batata, a lentilha e o repolho são exemplos de alimentos que fermentam nos intestinos, mas é nos alimentos gordurosos que mora o perigo: bacon, frituras, tortas gordurosas e muito fermentadas, itens a milanesa e sopas industrializadas devem ser consumidas esporadicamente por quem quer evitar os gases.  Os alimentos embutidos como a mortadela, o presunto, a salsicha e a linguiça também devem ser evitados.

Refrigerantes, bebidas alcoólicas e gasosas também são vilões, pois fazem com que muito ar acabe indo parar no nosso intestino. É aconselhado também o consumo de maneira cuidadosa de condimentos tipo catchup, molho inglês, mostarda, maionese e pimenta-vermelha.

Chás que combatem os gases

Chás que combatem os gases

Foto: Reprodução

E para dar aquela ajudinha no combate aos gases nada melhor do que a ajuda da medicina natural. Separamos para você vários chás que ajudam a acabar com esse probleminha tão incômodo, agora só resta à você escolher o que mais te agrada:

  • Chá de Chapéu de Couro – Coloque um litro de água em uma panela, espere ferver. Acrescente uma colher de sopa de folhas de chapéu de couro e desligue após dois minutos de fervura e beba. Tome três xícaras desse chá por dia.
  • Chá de Manjericão – Ferva uma xícara de água. Coloque três folhas de manjericão fresco dentro da panela, desligue o fogo e deixe abafado por no mínimo cinco minutos e beba em seguida. É aconselhado o consumo de três xícaras de chá por dia.
  • Chá de Funcho e Erva Cidreira – Em uma xícara coloque uma colher de sopa de erva cidreira e uma colher de sopa de funcho. Cubra as folhas com água fervente e beba assim que amornar. Para sentir os efeitos com rapidez tome de três a quatro xícaras de chá durante o dia. Não adoce.

E os sucos também podem te ajudar a driblar os gases durante o dia! Os mais indicados são os sucos de cenoura – que deve ser tomado antes do almoço – e o de agrião – que deve ser consumido três vezes ao dia, por no máximo três dias seguidos.