Chás com efeitos rejuvenescedores

Por Natália Petrin em Beleza

Os chás, desde sempre, são muito utilizados para aliviar dores, desconfortos, para auxiliar o sono e também para trazer benefícios para a saúde e para a beleza. Simples receitas feitas com determinadas ervas podem trazer o efeito rejuvenescedor para a pele, melhorando o seu aspecto, deixando os cabelos e unhas mais fortes e bonitos. O segredo está nos componentes de cada uma das ervas, que combatem o envelhecimento celular, estimulam a produção de colágeno e recuperam os minerais essenciais para o organismo.

Chás com efeitos rejuvenescedores

Foto: Reprodução

Moringa, oliveira , amora e chá branco

A moringa é uma erva com grande quantidade de betacaroteno, excelente para o fortalecimento da pele, além de ser rica em vitamina A, C, fósforo, cálcio, ferro e proteínas. As folhas de oliveira têm muitos minerais e antioxidantes que previnem o envelhecimento e o aparecimento das rugas. Também estimulam o metabolismo na eliminação da gordura, sendo uma ótima complementação para dietas.  A folha de amora também contém antioxidantes, vitamina C e E. O chá branco, complemento deste chá rejuvenescedor, é o ingrediente mais conhecido. Seus benefícios envolvem as vitaminas C, B1, B2, substâncias antioxidantes, potássio, manganês e ácido fólico. Todos os ingredientes podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e devem ser de boa procedência.

Como preparar?

Para preparar este chá, use um punhado de folhas de moringa, um punhado de folhas de oliveira, um punhado de folhas de amora e uma colher de sopa de chá branco. Coloque 1 litro de água em um recipiente e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, desligue e adicione as ervas. Deixe descansar por 20 minutos e coe. O chá pode ser consumido frio ou quente.

Posologia e indicação

A dose indicada é de uma xícara cinco vezes ao dia. É indicado para homens e mulheres acima de 30 anos e não deve ser consumido em maiores quantidades, pois pode trazer efeitos prejudiciais ao organismo.

Outras ervas

O chá feito com aveia e regaliz é eficaz para o combate às acnes. Possui ação antisséptica, reduz os triglicerídeos e diminui a oleosidade da pele. A dose ideal é de dois copos ao dia. Para combater as celulites, um excelente ingrediente é a hera. Este dissolve os nódulos de gordura que formam as celulites, e realiza mudanças nos tecidos cutâneo e subcutâneo. O chá de hera deve ser consumido de três a cinco vezes ao dia. O chá de rosa chinesa e o hibisco agem como antioxidantes, anti-idade, possuem ações diuréticas, sedativas, relaxam e suavizam as rugas, sendo o último considerado um botox vegetal. A cavalinha é eficaz na redução de medidas, uma vez que elimina líquidos do corpo e ajuda a queimar gorduras. Seu chá deve ser consumido três vezes ao dia.