Chás contra dor de barriga

A dor de barriga é algo tão comum na vida de todos que nem encaramos como uma doença, vemos como um desconforto que logo irá passar. O problema está no fato de que, muitas vezes, esse desconforto nos impede de fazer tarefas simples do nosso dia-a-dia e até nos faz perder um dia de trabalho ou de estudos, atrapalhando horários. A correria para chegar ao banheiro torna-se prioridade e tem várias causas: aumento de gases no intestino, intolerância alimentar, ingestão de alimentos estragados, alimentos impróprios para consumo, alguma virose, apendicite, prováveis problemas no fígado, cólicas menstruais, cólicas intestinais, etc. Independente da sua causa, é unânime: ninguém consegue aguentar uma dor de barriga sem reclamar, ainda mais quando ela chega na diarreia. É preciso tratar, assumir posturas que amenizem a dor de barriga e, se necessário, tomar remédios ou chás nesse processo.

Chás contra dor de barriga

Foto: Reprodução

Tratando a dor de barriga

O melhor a se fazer quando a dor de barriga ataca é ficar em repouso, tomar um remédio para a dor e tomar um chá especial para dor de barriga. Descobrir a causa da dor também é importante, porque às vezes ela pode vir acompanhada de febre e mal estar, sendo pior do que imaginava e precisando de um tratamento específico.

Se você tem dor de barriga constantemente, saiba que isso não é normal e procure um médico. Uma boa dica para facilitar na hora da investigação das causas é ter anotado tudo o que você comeu ou bebeu nos últimos dias. Anote tudo que for ingerido logo após às refeições, para não esquecer.

Chás para dor de barriga

  • Chá de boldo: esse é o chá mais famoso para aliviar a dor de barriga, vem sendo recomendado de geração em geração. Ele trata profundamente o fígado em casos de intoxicação alimentar.
  • Chá de camomila: como já é de se esperar, o chá de camomila acalma o estômago, aliviando as cólicas e os enjoos.
  • Chá de erva doce: atua evitando a flatulência.
  • Chá de endro: este chá alivia a dor e os enjoos.
  • Chá de macela: trata o que está incomodando no fígado e alivia as dores.
  • Chá de hortelã: o delicioso chá de hortelã alivia os enjoos e as cólicas.

Outra dica interessante: Além dos chás, a água do seu arroz branco também pode ajudar nesses casos! Isso mesmo: faça o seu arroz como de costume, até a água ficar esbranquiçada. Coe e beba a água com uma pitada de sal e açúcar, que melhora o sabor. Essa água do arroz irá atuar em casos de diarreia e gastroenterite.