Chás de ervas para tratar tristeza e depressão

Por Katharyne Bezerra em Doenças, Plantas, Saúde

Tristeza profunda e pertinente, problemas emocionais e físicos, alterações no apetite, perda da concentração, do sono e de peso. Estes são alguns dos sinais mais evidentes em um indivíduo que apresenta depressão.

Quase sempre desencadeada por alguma tristeza, esta doença é hoje considerada uma das mais eminentes no mundo contemporâneo. Apesar de não selecionar seus pacientes, a depressão está mais presente no sexo feminino.

De acordo com a Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina, a existência deste problema é de duas a três vezes mais predominantes em mulheres do que em homens.

Quando diagnosticada, a depressão é tratada com o acompanhamento médico e à base de remédios feitos em laboratórios. Todavia, na natureza também há opções eficazes para acabar com os sintomas da tristeza profunda. Basta que o indivíduo converse com o profissional de saúde, e com a ajuda do doutor, selecione as melhores opções naturais para tratar a depressão.

Chás e suas ações contra a depressão

Alecrim

ervas-de-chas-indicadas-para-tratar-tristeza-e-depressao-alecrim

Foto: Pixabay

Por ser considerado um aliado do sistema nervoso, o alecrim é uma das opções mais eficazes quando o assunto é atacar os sintomas da depressão.

Além disso, quem utiliza este chá conta com ações desintoxicante, circulatória e antirreumática promovidas por esta erva. Para preparar a bebida é simples, basta colocar uma colher (de sobremesa) de alecrim em uma xícara de água fervente e tampá-la. Em seguida, aguardar por 10 minutos a infusão ficar pronta e ingerir até três xícaras por dia.

Erva de São João

ervas-de-chas-indicadas-para-tratar-tristeza-e-depressao-sao-joao

Foto: Pixabay

Promovendo um efeito antidepressivo, esta planta é uma das opções mais indicadas para acabar com a tristeza e outros males que afetam o psicológico humano.

Para preparar o chá de erva de São João é preciso colocar uma colher (de sobremesa) da planta em uma xícara de água quente. Tampar o reservatório, esperar por aproximadamente 10 minutos e coar logo em seguida. Sem adoçar, o paciente deve ingerir até quatro vezes durante todo o dia.

Jasmim

ervas-de-chas-indicadas-para-tratar-tristeza-e-depressao-jasmim

Foto: Pixabay

Além de exalar agradável aroma, esta planta também pode ser uma excelente opção para quem está no estado depressivo. Isto porque, jasmim é considerada calmante e sedativa. Desta forma, alivia estresse, ansiedade e até mesmo a insônia.

É ainda associada à uma melhora na concentração e na capacidade intelectual. Se o indivíduo deseja alcançar tais benefícios, ele precisa preparar a infusão que leva uma colher (de sobremesa) da erva e uma xícara de água quente. Tampar o recipiente, aguardar por 15 minutos e coar. O ideal é ingerir até três chávenas diariamente.

Salgueiro branco

ervas-de-chas-indicadas-para-tratar-tristeza-e-depressao-sabugueiro

Foto: Pixabay

Grande aliviador de dores de cabeça, salgueiro branco também pode ser usado para diminuir as altas temperaturas do corpo e os calafrios. O chá pode ser feito com um litro de água fervente e 30 g desta erva. Tampa-se o recipiente com a mistura, aguarda por 20 minutos e, por fim, coa a bebida. O indicado é beber até três xícaras deste chá.

Outras opções de chá

  • Camomila;
  • Erva-cidreira;
  • Açafrão;
  • Ginkgo biloba;
  • Alcaçuz;
  • Gengibre.